As festas dentro da festa

Nome da Instituição: Museu Regional Casa dos Ottoni

Responsáveis pelo projeto: Marcela Mazzilli Fassy

Objetivo: Ação educativa elaborada para a exposição temporária “Rosário em Festa”, sobre a Festa do Rosário, que teve por objetivo levar alunos e visitantes a conhecer melhor  uma importante manifestação cultural e religiosa da cidade do Serro. A ação educativa “As festas dentro da festa” procurou levar o visitante a explorar melhor os diversos elementos da festa do Rosário (o sagrado, o profano, a história, cultura material, manifestações artísticas, etc), convidando-o também a expressar-se artisticamente e deixar no museu seus próprios registros e percepções da festa. Outro objetivo foi o de integrar museu, rede escolar e grupos regionais ligados ao congado.

Período de realização: Julho 2011

Públicos atingidos: Rede escolar e visitantes em geral

Descrição da ação: A ação envolveu pesquisa histórica sobre a Festa do Rosário e a coroação de reis negros no Brasil e na cidade do Serro, envolvendo conversas com mestres ligados ao congado e à Irmandade do Rosário. A metodologia aplicada foi a confecção de recipientes contendo imagens e textos sobre os diversos aspectos que compõem a festa, que eram trabalhados pelo visitante e, mais especificamente pelos alunos da rede pública e privada de ensino. Estes eram também convidados a deixar seu próprio registro e olhar sobre a festa em um outro recipiente. Os recursos utilizados foram: impressão de imagens e textos, uso de papel e lápis de cor, e material para confecção dos recipientes (caixas de papelão, papel crepom).