PNEM

Catapoesia

Nome da Instituição: ONG Trilhas da Serra – Educação, Cultura e Cidadania

Responsáveis pelo projeto: Solange Moraes Barreto Borges

Objetivo: O objetivo do projeto Catapoesia é formar coletivos juvenis para serem protagonistas da produção de livros com capas de papelão a partir da coleta de histórias em comunidades e em bairros, incentivando a escrita e a leitura, a educação patrimonial, as artes visuais e a cultura digital, privilegiando os conteúdos de caráter cultural e social e dando voz a esses jovens e a autores localizados à margem do mercado editorial. Pretendemos, com essa ação, coletar histórias de vida, memórias, saberes e fazeres nas comunidades para serem utilizados como motes para a escrita de textos literários: memórias, relatos, contos, minicontos, poemas – para compor o conteúdo dos livros, estimulando a educação para a cultura e a educação patrimonial, principalmente o imaterial.

Período de realização: O projeto Catapoesia iniciou-se em 2009 e é uma ação contínua na instituição.

Públicos atingidos: Jovens na faixa etária entre 16 e 21 anos e também os mestres/mestras das comunidades, detentores dos saberes e dos fazeres.

Descrição da ação: 1º – A coordenação pesquisa a comunidade em que o projeto possa ser desenvolvido, contata lideranças e jovens, apresenta a proposta e faz a sensibilização para a realização do projeto. Se houver parceria, escolhem-se os jovens que se interessam pela proposta para dar início às atividades. Um jovem do coletivo é escolhido pelo grupo para ser o coordenador local na comunidade.

2º Assim feito, são agendados os primeiros encontros de formação em que são trabalhados os temas: Projeto Catapoesia, Cultura, Leitura e Produção Textual, Meio Ambiente, Patrimônio, Gestão Cultural, Artes Visuais, Audiovisual e Fotografia – temas esses fundamentais para que os jovens possam entender os objetivos, a totalidade e a abrangência do projeto Catapoesia.

3º Após a formação por tema, inicia-se a formação específica para o projeto: Projeto Cultural (Planejamento de atividades), Memória e História Oral, Registro, Produção Textual, Edição em Software, Impressão, Artes Visuais (pintura em papelão), Cartonagem, Publicidade, Produção de Eventos.

4º Escolha do tema e das pessoas envolvidas na produção do primeiro livro.

5º Após a escolha do tema e da pessoa entrevistada ou do roteiro a ser traçado, agendam-se os encontros para a coleta de material como histórias de vida, casos, memórias, saberes e fazeres na comunidade, o que ocorre em consonância com o item 3, uma vez que a proposta é conciliar a teoria à prática, estimulando os jovens a planejarem, executarem e finalizarem cada etapa do processo.

6º A partir do momento em que já se tem o material coletado, o coletivo juvenil se reúne para assistir aos vídeos e realizar as oficinas de produção textual, onde aprendem técnicas de

e reescrita dos textos para adequá-los à proposta.

7º Com os textos prontos, o coletivo juvenil divide-se para realizar a sua digitalização em programa de computador e a sua posterior impressão e também para a pintura das capas de papelão. Cada livro tem uma tiragem inicial de cem (100) exemplares.

8º Com os conteúdos impressos e com as capas prontas, o passo seguinte é a colagem dos mesmos nas capas, finalizando, assim, a etapa produção dos livros.

9º Em seguida, é organizado o evento de lançamento do livro com um sarau literário.

10º O lançamento acontece com a tiragem de cem (100) livros, no mínimo.

11º Durante todo o processo é feita a divulgação em mídias.

12º Esse processo é repetido a cada realização de um novo título/livro.

Links: http://catapoesia.wordpress.com/

http://triangulodasgeraes.blogspot.com.br/2013/01/t03xe22-loucos-por-memoriabloco-01-e.html