Um Verão no Palácio Imperial

Nome da Instituição: Museu Imperial

Responsáveis pelo projeto: Regina Helena de Castro Resende

Carolina Moreira da Silva Knibel

Objetivo: Atender a uma demanda de público que busca, cada vez mais, encontrar nas instituições museológicas o conceito de “museu vivo”; introduzir os alunos da educação infantil ao ambiente do Museu, utilizando como instrumento pedagógico o teatro de fantoches; apresentar ao público infantil personagens da família imperial, com destaque às princesas Isabel e Leopoldina na época de suas infâncias, assim como suas atividades no palácio durante os verões na cidade de Petrópolis; estimular a formação positiva de público de museus desde a educação infantil.

Período de realização: O projeto deu início em 2010 e vem sendo aplicado de forma permanente, de janeiro a dezembro.

Públicos atingidos:O projeto é destinado a alunos da educação infantil ao 2º ano do ensino fundamental e desde 2010 atendeu 1.594 pessoas.

Descrição da ação: Toda atividade com alunos da Educação Infantil deve acontecer em um ambiente alegre e prazeroso, e ser rica em ludicidade e interatividade. Assim, a peça de teatro de fantoches, utilizada como instrumento pedagógico neste projeto, vem ao encontro das características próprias desta faixa etária, e cumpre o papel de apresentar aos pequenos visitantes os espaços do Museu e o modo de vida das pessoas no século XIX, notadamente o da família imperial.

O teatro de fantoches “Um verão no palácio imperial” narra um dia da infância das princesas Isabel e Leopoldina ao lado de Franz,um menino filho de colonos alemães que, em companhia das princesas, vem visitar a residência do imperador.

Durante a visita, são apresentados alguns objetos existentes no palácio, em especial, aqueles que tiveram seus usos transformados ao longo do tempo, como é o caso dos relógios, das canetas de pena e dos grandes lustres à vela.

D. Pedro II surge ao longo da história para cumprir um de seus compromissos favoritos : cuidar de perto da educação de suas filhas.

Brinquedos e brincadeiras comuns no século XIX também fazem parte do enredo desta história apresentada de forma alegre e interativa.

Ao término da peça, os alunos são levados a conhecer as dependências do palácio, identificando os objetos e os espaços apresentados pelos personagens.