Encontro com os Mestres Sabedores da Cultura Popular

Nome da Instituição: Museu de Arte Religiosa e Tradicional

Responsáveis pelo projeto: O projeto foi realizado através de uma parceria entre diversas instituições, entre elas, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional, pelo qual a responsável foi Manoella Évora R. Gago.

Objetivo: O objetivo da ação foi resgatar a cultura, a sabedoria popular, que passa de geração em geração e que está se perdendo, através da realização de encontros entre os Mestres Sabedores – como os pescadores artesanais, quilombolas, rezadeiras, rendeiras, artesãos, trabalhadores do sal, maricultores, seresteiros e participantes de folias e folguedos da Região dos Lagos – e de um diálogo construtivo entre esses e o público.

Essa ação foi realizada em 4 cidades diferentes da Região do Lagos (Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação dos Búzios e São Pedro da Aldeia) e pretendeu, também, ao valorizar a cultura popular e esses mestres, consequentemente incentivar a apropriação desses ofícios e fazeres pelas novas gerações.

Período de realização: Foi realizada nos dias 20 a 23 de agosto de 2012.

Públicos atingidos: Estudantes, professores e instituições de ensino, e, de forma mais ampla, moradores e interessados no conhecimento dos detentores dos saberes tradicionais.

Descrição da ação: Essa ação educativa teve início na II Semana Fluminense do Patrimônio.

Foram realizadas diversas reuniões com os representantes dos órgãos das cidades que participaram do evento, buscando-se definir quem seriam os “Mestres Sabedores da Cultura Popular”: trabalhadores como maricultores e pescadores artesanais, quilombolas, rezadeiras, rendeiras, artesãos, trabalhadores do sal, seresteiros e participantes de folias e de folguedos. Em seguida, foram feitos contatos com esses mestres para participarem do evento.

A atividade consistiu em rodas de diálogos entre os Mestres Sabedores e entre estes e o público, acerca de suas trajetórias de vida e de seus ofícios e saberes, e passou pelas cidades de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação dos Búzios e São Pedro da Aldeia. Em cada dia, em regra, foram realizados dois turnos (manhã e tarde) e, ao final de cada turno, uma determinada atração era apresentada, como capoeira, serenata, reis de bois, teatro e seresta.

Desta atividade, originou-se a exposição itinerante “Mestres sabedores da cultura popular”, composta por painéis expositivos com fotos e textos que abordavam a história de vida e os ofícios dos mestres das cidades de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação dos Búzios e São Pedro da Aldeia e passou pelas quatro cidades participantes.

Durante a exposição no Mart, a Divisão Educativa desenvolveu junto às escolas visitantes a atividade “Barco de Jornal”, em que os alunos aprenderam a fazer um barco de papel com jornal, cujo destino seria o lixo e, em seguida, davam-lhe um nome, aliando educação patrimonial e educação ambiental.