PNEM

Cineclube Casa da Hera

Nome da Instituição: Museu Casa da Hera – Ibram/MinC

Responsáveis pelo projeto: Cinthia Rocha – Técnica em Assuntos Educacionais

Objetivo: O projeto destina-se a pessoas que buscam um espaço para debate e troca de informações sobre filmes, seus contextos históricos, roteiros e elenco. Todas as sessões são seguidas de um debate enriquecedor e os filmes são escolhidos buscando sempre trazer à tona discussões sobre temas atuais e tópicos que dialoguem com a grade curricular das escolas.

O Museu Casa da Hera foi criado em 1968 pelo IPHAN. Em 2009, a Casa e seu acervo passaram para a guarda do recém criado Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério da Cultura. Durante a mudança administrativa, o Museu permaneceu fechado por alguns meses, gerando um sentimento de frustração e distanciamento entre a comunidade e a instituição. Quando a nova direção e os novos servidores assumiram a gestão a partir de outubro de 2010, o grande desafio era reaproximar a população de seu patrimônio. Assim, os primeiros projetos criados buscaram promover a apropriação do local pela comunidade, contribuindo para a dessacralização do espaço museal.

Período de realização: Todos os meses, entre março de 2011 e julho de 2012, tendo sido interrompido devido à pane elétrica sofrida pelo Museu. O projeto retornou em julho de 2013.

Públicos atingidos: O público alvo do Cineclube são os alunos do Ensino Médio. Apesar do foco no público adolescente, o Clube tem recebido pessoas de todas as idades.

Descrição da ação: Os encontros do Cineclube Casa da Hera têm tido uma avaliação muito positiva. Os filmes apresentados até então, ainda que muito variados, tiveram em comum a discussão sobre nosso papel na sociedade, tanto como cidadãos, quanto como indivíduos. Os debates que se seguiram foram muito produtivos. Todos participaram, dividindo experiências e levantando questionamentos que, invariavelmente, levaram a sugestões para os filmes seguintes.

Os encontros têm duração de, aproximadamente, duas horas e meia e ocorrem mensalmente. Os locais utilizados são tanto a antiga cozinha da Casa, quanto uma sala anexa ao escritório técnico. Durante os primeiros meses de realização, o projeto contou com a parceria do Cineclube Humberto Mauro, que cedia os equipamentos. O Museu conseguiu a aquisição de seu próprio datashow em outubro de 2012.