PNEM

Projeto Letrarte

Nome da Instituição: Museu da Chácara do Céu

Responsáveis pelo projeto: Fernanda Santana Rabello de Castro e Ozias de Jesus Soares

Objetivo: Contribuir para a formação integral de alunos em processo de alfabetização, tendo em conta os aportes teórico-práticos da arte-educação.

Período de ralização: Início Novembro de 2011.É um projeto continuado, seguindo até hoje.

Públicos atingidos: Alunos e profissionais da Escola Municipal Machado de Assis

Descrição da ação:

Visita à escola A equipe do museu visita a escola para apresentar o projeto para professores, recolher opiniões, contribuições e alterá-lo conforme necessário, aguardando da escola retorno sobre as turmas que serão trabalhadas.

Reunião com equipe da escola para planejamento e avaliação Em momento a ser definido pela equipe pedagógica e professores das turmas, a equipe do Museu reúne-se com a equipe da escola para planejar as primeiras atividades. É preciso que esta reunião se repita algumas vezes ao longo do ano, de forma sistemática, para alterações na proposta, avaliação e resolução de possíveis problemas. É possível trabalhar com a elaboração de um calendário, conforme sugerimos abaixo.

Encontros semanais A equipe do Museu recebe os alunos para atividades neste espaço, sempre em dia e horários fixos, a serem combinados com a equipe da escola. Nestes encontros trabalharemos os eixos já descritos aqui, incorporando uma diversidade de atividades que ofereça uma imersão dinâmica, agradável e acolhedora aos alunos. Em relação ao eixo Visitas, elencaremos junto com a escola os potenciais espaços para estas atividades além do Museu da Chácara do Céu.

Exposição Atividade de culminância do projeto em que os alunos realizarão todos os passos da preparação de uma exposição própria, desde a escolha do tema, a produção/ escolha dos objetos a serem expostos e montagem da mesma.

Realização de Pesquisa A equipe do Museu, em conjunto com a equipe da escola, realizará ao longo do ano uma pesquisa-ação, em que será avaliado o projeto e seus efeitos sobre o processo de ensino-aprendizagem das turmas envolvidas, comparativamente a outras turmas.

Para mais informações acesse o Blog do Museu chácara do céu.