Programa Formação de Publico no Museu da Energia de Itu

Nome da Instituição: Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento

Responsáveis pelo projeto: Mariana de Souza Rolim.

Dirigentes da Instituição: Sergio Augusto de Arruda Camargo; Ricardo Achilles; Mariana de Souza Rolim

Objetivo: Disponibilizar o Museu da Energia de Itu à comunidade educacional da cidade, como uma ferramenta pedagógica não formal, capaz de construir a identidade cultural, o sentimento de pertinência afetiva e de lugar junto aos educandos.

Objetivos Específicos Transformar o Museu da Energia de Itu em uma ferramenta pedagógica reconhecida pelas instituições de ensino local; Determinar diretrizes para formação de público para a unidade museológica; Proporcionar experiências no espaço museológico, contribuindo para a formação dos educandos; Apresentar o Museu da Energia de Itu como uma oportunidade profissional; Aumentar o fluxo de visitantes do Museu; Desenvolver projetos em parceria com as instituições de ensino.

Período de realização: Meses de abril e maio de 2012.

Públicos atingidos: Escolas Municipais de Educação de Jovens e Adultos (EMEJAs)

Descrição da ação: – Atendimento para turmas composta por até 40 alunos;

-Tempo de duração da atividade – 1h30;

-Acolhimento com reflexão sobre as questões: “O que é Museu?”; “Você já visitou um Museu?”; “Você já visitou o Museu da Energia de Itu?”; “Você conhece algum outro Museu de Itu?”;

-Visita a Exposição “História, Energia e Cotidiano”;

-Ação educativa “A Minha e a Sua Identidade” – mediação sobre Identidade Cultural; divisão dos alunos em grupos; entrega de imagens para as escolhas individuais; anotações sobre as escolhas realizadas; apresentação individual das escolhas realizadas; formação de novos grupos para unir os sujeitos que realizaram as mesmas escolhas; medicação sobre Identidade Cultural Coletiva e Diversidade Cultural; avaliação das atividades pelos participantes;

-Avaliação das atividades realizadas por parte dos educadores so Museu da Energia de Itu.