Arquitetura dos Sentidos – visita vendada

Nome da Instituição: Casa do Baile

Responsáveis pelo projeto: Cássio Gonçalves Campos

Objetivo: Oferecer ações de acessibilidade cultural e comunicação horizontal.

Período de realização: Agosto de 2013

Descrição da ação: Ampliando as ações de acessibilidade cultural foi criado o projeto “Arquitetura dos Sentidos”, no intuito de realizar visitas mediadas para grupos com pessoas com deficiências ou grupos mistos propondo uma nova forma de mediação da arquitetura e conteúdos correlatos a partir dos sentidos. A “Visita Vendada” juntou num mesmo grupo pessoas com cegueira, baixa visão e videntes para fruir e explorar a Casa do Baile numa mediação dialógica e pautada na comunicação horizontal, que rompe com conteúdos informacionais prontos e fechados em si e pautados apenas por dispositivos midiáticos massivos que primam pela visão como primeira e única de apropriação de uma realidade.

A metodologia utilizada propôs que a visita tivesse dois grandes marcos: um primeiro de exploração sensorial (fonogramas e peças táteis) e construção de um imaginário mental referencial sobre espaço, arquitetura, uso, função, história e outro voltado para a exploração espacial, pautado pelo deslocamento por todos os espaços da Casa e sendo explorados os sentidos (toque dos diferentes materiais, toque e cheiro do jardim, as diferenças de incidência solar, a brisa da lagoa, as diferenças de ruídos).

Outras edições serão realizadas explorando a diversidade dos sentidos e a propriocepção.