Nome da Instituição: Associação Amigos do Centro Cultural São Paulo
Responsáveis pelo projeto: Mayra Watanabe Koketsu
Objetivo: Objetivo Geral Conhecer o fluxo de atividades realizadas por aqueles que frequentam de maneira cotidiana o Centro Cultural São Paulo, ao mesmo tempo em que os usos dos espaços sugiram proposições artísticas com a ambição de criar conexões entre os programas das diversas curadorias e entre os acervos, possibilitando a abertura de novos trajetos e práticas às habituais ocupações.
Objetivos Específicos Com o projeto Centro Cultural, Seu Próprio desejamos tanger noções de identidade, reconhecimento e pertencimento a partir de um trabalho mais próximo com os públicos do CCSP. Apontamos então algumas perguntas iniciais: O que eu conheço do lugar que freqüento? Qual a minha relação com este espaço e com o quê este espaço oferece? O que eu procuro neste espaço? O que eu acho neste espaço? O que este espaço contém? Estas perguntas se desenvolvem ao longo do projeto, produzindo material de reflexão, em diferentes formatos (vídeos, textos, imagens, desenhos, relatos sonoros) que realimentam o nosso acervo (Arquivo Multimeios/ DADOC). Como coloca Martin-Barbeiro (2006): “as identidades/cidadanias modernas constroem-se na negociação do reconhecimento pelos outros”. Nesta proposta queremos investigar, problematizar e instigar a relação entre a instituição, como um todo, e os públicos.
Período de realização: De 13 de maio de 2011 ate o presente.
Públicos atingidos: as ações são realizadas com o público que ocupa os espaços do CCSP, das mais diversas faixas etárias e interesses.
Descrição da ação: Divisão de Ação Cultural e Educativa (DACE) do Centro Cultural São Paulo, desde o início de 2011, vem pensando projetos e ações pontuais que procuram articular a programação proposta pela Divisão de Curadoria, os diversos acervos e os diversos usos dos espaços que os frequentadores dão ao CCSP. O projeto Centro Cultural, Seu Próprio* teve início nas comemorações de 29 anos do CCSP, no dia 13 de maio de 2011, e é um dispositivo criado pela DACE com este objetivo.
Desde o princípio do projeto a escolha curatorial foi a de propor o encontro entre artista e público, por meio da criação poética. A aposta de atuação é a continuidade e está centrada na potência mediadora da criação direta entre produtor e consumidor de arte/cultura.
Partindo do pressuposto que cada ação do projeto é geradora de dados e apontamentos de caminhos para novas ações, num processo contínuo e rizomático (DELEUZE, 2001), a metodologia estrutura-se em:
– Levantamento de questão, relacionada à mediação cultural (BOTELHO, 2011) a partir do mapeamento realizado pela Divisão de Ação Cultural e Educativa do CCSP, sobretudo pela equipe de mediação em arte, seguindo o conceito site specific.
– Levantamento de linguagens e artistas que em sua produção poética tratem da questão, tanto em relação ao conteúdo quanto em relação à forma.
– Convite ao artista ou ao coletivo de artistas para a construção de uma ação poética, com potência medi ativa, a partir da questão trazida pela DACE.
– Vivência empírica do artista nos espaços do CCSP para tomar contato com a questão e fazer uma primeira proposta de ação.
– Construção da ação conjunta entre a DACE e o artista ou coletivo de artistas.
– Realização da ação.
– Avaliação da ação por meio de texto de reflexão e/ou coleta de materiais (a exemplo da ação Retratos Sonoros).
– Extroversão do material no site e/ou no acervo Arquivo Multimeios/DADOC (quando for o caso).
– A partir do material gerado, das novas questões trazidas pela equipe de mediação (do que observam referente à ocupação pública do espaço) e a programação proposta pela equipe de curadoria são produzidas novas ações.
*O nome do projeto foi inspirado na intervenção ocorrida em 2010 pelo Coletivo Bruto no espaço do Centro Cultural.
Para mais informações acesse o site : http://www.ccsplab.org/educativo/