Casa de Chão Batido: representação da história dos caboclos do oeste de Santa Catarina

Nome da Instituição: Prefeitura Municipal de Pinhalzinho-SC

Responsáveis pelo projeto: Fernanda Ben

Objetivo:  OBJETIVO GERAL

Representar e tornar conhecida, por meio de uma exposição itinerante, a história, os costumes, a cultura e o modo de vida dos caboclos do Oeste de Santa Catarina.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Pesquisar a história, os costumes e as tradições culturais dos caboclos, que a mais de um século chegaram no Oeste de Santa Catarina;

– Organizar e confeccionar uma exposição itinerante representando os traços da cultura e dos costumes dos caboclos;

– Ilustrar com objetos, depoimentos, relatos e imagens o cotidiano dos caboclos;

– Realizar oficinas de Educação Patrimonial com os alunos das instituições de ensino da rede pública de Pinhalzinho/SC e região a fim de socializar as informações coletadas.

– Pesquisar e comunicar os estudos e pesquisas na área de história regional e cultura popular dos caboclos.

Período de realização: O projeto foi desenvolvido de março a novembro de 2010

Públicos atingidos: Comunidade local, pessoas e grupos de origem cabocla/luso-brasileira e principalmente, estudantes e professores do Ensino Fundamental da rede pública dos municípios de Pinhalzinho e região.

Descrição da ação:  A realização do projeto seguiu algumas etapas que seguem descritas na sequência: 1-PESQUISA E COLETA DAS INFORMAÇÕES

Para pesquisa e coleta das informações do projeto “Casa de Chão Batido” foram consultados documentos, fotografias, pesquisa bibliográfica e história oral

2-ELABORAÇÃO DOS BANNERS

Os banners foram elaborados com as informações coletadas por meio da pesquisa de campo, documental e bibliográfica que foi realizada para a execução do projeto.

3-DIVULGAÇÃO DO PROJETO

O projeto foi divulgado através das emissoras de rádio e pessoalmente nas escolas, e em jornais de circulação regional.

4- ELABORAÇÕES DA AGENDA E CRONOGRAMA DE VISITAÇÃO DA EXPOSIÇÃO E OFICINAS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

5- OFICINAS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

As oficinas de Educação Patrimonial relacionadas a temática apresentada no projeto envolveram aproximadamente quatro mil crianças e adolescentes que frequentam o Ensino Fundamental e Médio dos municípios de Modelo e Pinhalzinho/SC, em 2010. Em 2011 a exposição foi visitada por diversas instituições e participou de eventos como a Semana Nacional de Museus e o Fórum Estadual de Museu.

Nas oficinas os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história regional e os traços característicos da cultura, tradições e do modo de vida dos caboclos que viveram e ainda vivem no Oeste de SC.

As oficinas foram viabilizadas por meio de aula expositiva, slids com imagens, observação e explicação da Casa, dos banners e resolução das atividades propostas à cada faixa etária.