Contos de lá nos Cantos de Cá: memórias e sons que contam histórias

Nome da Instituição: Instituto Imersão Latina

Responsáveis pelo projeto: Aline Cântia Corrêa Miguel; Brenda Marques Pena

Objetivo:  Objetivo Geral:

– Promover a salvaguarda da memória e valorizar a identidade local por meio da formação de grupos de contadores de histórias.

Objetivos Específicos:
– Propor uma troca de saberes em que os participantes encantem as palavras por meio da troca de experiências e repertórios literários e musicais;
– Despertar o narrador de histórias que existe dentro de cada um, sensibilizando e potencializando as experiências;
– Apresentar o patrimônio imaterial como espaço de perpetuação da memória coletiva brasileira e como instrumento de emancipação e reconhecimento de identidades culturais de Minas Gerais.
– Formar grupos sensíveis à a arte de contar e cantar histórias utilizando do corpo como principal instrumento de trabalho.
– Contribuir com discussões relativas à importância da literatura e da memória cultural na educação de crianças, jovens e adultos, bem como investigar como a música e a narração de histórias se realiza na prática pedagógica.

Período de realização: Desde 2010

Públicos atingidos: Educadores da rede pública de ensino,moradores jovens e idosos da área rural de Pompéu, Sabará-MG e moradores rurais dos municípios do Programa Territórios da Cidadania.

Descrição da ação: Esta iniciativa traz como perspectiva teórico-metodológica alguns eixos temáticos que são transversais, tais como a valorização do conhecimento tradicional e da cultura popular, a mediação de leitura, a arte-educação e o reconhecimento da memória e identidade de uma comunidade ou grupo.Este trabalho educação é realizado em quatro módulos, assim organizados:

Primeiro módulo: Literatura e Memória –  Qual a cor da sua comunidade? Qual o som e a palavra das ruas? Quem são seus personagens? De onde vêm as histórias que por lá transitam? São estes questionamentos que motivam o primeiro módulo. A idéia é mergulhar na história das comunidades de cada mediador. Os participantes serão instigados a compartilhar suas memórias individuais, a pesquisar a coletividade dos seus lugares, a ouvir e ler textos de cronistas sobre Belo Horizonte e também sobre memória com Manoel de Barros, Mário Quintana, Cora Coralina, Cecília Meireles, Adélia Prado, João Cabral de Melo Neto, entre outros. A intenção é motivar o participante a narrar sua própria interpretação da comunidade.

Segundo módulo: Literatura de tradição oral – Os cordéis, os contos populares, os brinquedos e brincadeiras, as cantigas, as parlendas e as trovas. Este módulo tem como intenção resgatar as tradições de cada comunidade e apresentar suas possibilidades artísticas nos espaços comunitários. Os participantes serão, nesta etapa, pesquisadores, criadores e divulgadores da literatura de tradição oral. O território e a memória cultural.

Terceiro módulo: Mediação de Leitura – Narrativas sobre as histórias pessoais com a leitura. O sentido de ler e de escrever no mundo contemporâneo e as políticas de leitura no Brasil. A biblioteca comunitária como espaço de formação de leitores. O papel e caminhos metodológicos do mediador da leitura.

Quarto Módulo: Escrevendo, lendo e narrando nossas histórias – A partir dos exercícios de pesquisa, narração, escrita e leitura, será criado um produto final que costure os três primeiros módulos. Produção de livros-cadernos de memória, narração e leitura para a apresentação final no encerramento aberto à familiares, amigos e interessados. A partir dos exercícios de pesquisa, narração, escrita e leitura, será criado um produto final que costure os três primeiros módulos. Produção de livros-cadernos de memória, narração e leitura para a apresentação.