Ecoclube Manoel da Silva Rebello

Nome da Instituição: Museu Casa da Hera – Ibram/MinC

Responsáveis pelo projeto: Cinthia Rocha – Técnica em Assuntos Educacionais

Objetivo: Baseados na premissa de que as relações com o meio ambiente fazem parte dos repertórios e das escolhas culturais, entendemos que é função do Museu Casa da Hera contribuir para ampliar o contato das crianças com a natureza, levando-as ao conhecimento crítico sobre preservação e sustentabilidade.

O Museu Casa da Hera foi criado em 1968 pelo IPHAN. Em 2009, a Casa e seu acervo passaram para a guarda do recém criado Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério da Cultura. Durante a mudança administrativa, o Museu permaneceu fechado por alguns meses, gerando um sentimento de frustração e distanciamento entre a comunidade e a instituição. Quando a nova direção e os novos servidores assumiram a gestão a partir de outubro de 2010, o grande desafio era reaproximar a população de seu patrimônio. Assim, os primeiros projetos criados buscaram promover a apropriação do local pela comunidade, contribuindo para a dessacralização do espaço museal.

Período de realização: Todos os meses, entre abril de 2011 e o presente momento.

Públicos atingidos: O Ecoclube é destinado aos alunos das séries de Ensino Fundamental I, mas tem recebido crianças do Ensino Infantil e, algumas vezes, do Fundamental II. O projeto visa o público espontâneo, e, por isso, ocorre aos sábados.

Descrição da ação: Os encontros têm duração de, aproximadamente, duas horas e ocorrem mensalmente, aos sábados. Os responsáveis trazem as crianças e, muitas vezes, participam com elas das atividades. Todos os encontros têm um momento de cuidado com a horta natural que tem sido cultivada pelas crianças, com o apoio dos jardineiros do Museu, que são responsáveis pela manutenção do espaço. Elas têm contato com o processo de semeadura, plantação e colheita de diversos legumes, verduras e frutas. Também é cultivado um canteiro de ervas e mantidos um minhocário, uma composteira e um berçário de plantas. Sempre que possível, é feita a degustação dos produtos colhidos. Os encontros também têm um momento de reflexão sobre a flora e o espaço verde do Museu através de atividades lúdicas e artísticas.