Produção de conhecimento e pesquisa nos educativos dos museus

Home Fóruns Estudos e Pesquisas Produção de conhecimento e pesquisa nos educativos dos museus

Este tópico contém 6 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez por Mariana Galera Mariana Galera 5 anos, 7 meses atrás.

7 posts - 1 de 7 (de 7 do total)
  • Autor
    Posts
  • 20/11/2012 em 11:48 #266
    Pnem
    Pnem
    Administrador Mestre

    Criar mecanismos que favoreçam a produção de conhecimento a partir dos projetos e das pesquisas desenvolvidas no âmbito dos setores educacionais do museu;

    01/12/2012 em 12:45 #443
    Fernanda Castro
    Fernanda Castro
    Subscriber

    A começar pelo incentivo à produção e formação científica através da melhoria do plano de carreira dos profissionais da área e do seu reconhecimento enquanto pesquisadores!

    03/12/2012 em 18:18 #481
    Rita Coitinho
    Rita Coitinho
    Subscriber

    Incentivos no plano de carreira, com reconhecimento (por meio da remuneração) da titulação dos servidores (Retribuição por Titulação) e de seu contínuo aperfeiçoamento (retribuição por qualificação) é uma demanda antiga dos servidores e servidoras do Ministério da Cultura.

    Um dos principais argumentos do MPOG para não conceder esse tipo de retribuição financeira é que, para eles, “não se faz pesquisa” nas instituições culturais.

    O que vocês acham disso? Não fazemos pesquisa?

    O que é, afinal, “Pesquisa” nos museus?

     

    19/02/2013 em 14:14 #935

    Considero de grande importância,  dar a conhecer o cabedal de conhecimento que os educadores de museu tem. As pesquisas são contínuas, o aprimoramento intenso e a disponibilidade de trabalho é constante. Valorisar, dar apoio institucional é um caminho o outro seria dar a importância devida a nós educadores como mediadores entre o discurso museal e o público convidando-nos a participar das reuniões curatoriais com o objetivo de ampliar a ação educativa  por meio de dialogo com o setor curatorial. Ouvir a nossa experiência com o público ajudar a melhorar os espaços expositivos, pois conecemos as necessidades do público.

    28/03/2013 em 20:29 #1157
    moinhosocial
    moinhosocial
    Subscriber

    abertura para pesquisas externas, ou seja, que o museu seja objeto de estudo de diferentes áreas do conhecimento, grupos, acadêmicos, estudiosos…e não apenas  objeto de estudo dos profissionais do museu.

    28/03/2013 em 22:01 #1160
    Josscunha
    Josscunha
    Subscriber

    Concordo com Moinho Social acho que os museus deveriam estar abertos para pesquisa nas diversas área s de conhecimento, e principalmente aberto para discussões entre as áres.

    03/04/2013 em 1:19 #1193
    Mariana Galera
    Mariana Galera
    Subscriber

    O não reconhecimento da pesquisa em museus parece o contraponto do que se entende por museus, desde o século XVIII, especialmente para os museus de ciências e história natural. Não faz sentido um acervo que não é pesquisado, mante-lo apenas guardado é uma retomada aos gabinetes de curiosidade em que os visitantes vão para “ver as maravilhas de um mundo distante”.

    A partir das gerações dos museus (proposta por McManus, 1992 e reiterada por Cazzeli, 1999) desde sua primeira geração os museus são espaço de pesquisa. Há um forte debate ao longo dos séculos XVIII e XIX sobre a abertura dos museus para o grande público, uma vez que o acesso poderia danificar os objetos, que eram fontes primordiais de conhecimento. Questionar a existência de pesquisa em museus é incoerente quanto a sua história.

    Tratando-se especificamente do serviço educativo dos museus, como espaços produtores de conhecimento, há grupos de pesquisa estabelecidos no Brasil e no mundo que tem como foco a educação em museus, com produções bibliográficas  que comprovam que existe muito a se produzir neste sentido.

    O museu não tem livro didático ou parâmetros curriculares, desta forma todas as abordagens, seleção de conteúdos e estratégias que realizamos dentro do museu advém de pesquisa em outros espaços e novas propostas. O que configura nosso trabalho como efetivamente uma área de produção de conhecimentos. Talvez possamos investir ainda mais na avaliação do nosso trabalho, uma área que ainda muitas vezes delegamos a terceiros ou não realizamos.

7 posts - 1 de 7 (de 7 do total)

O fórum ‘Estudos e Pesquisas’ está fechado para novos tópicos e respostas.