PNEM

Kits Pedagógicos “Povos Indígenas”

Nome da Instituição:Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (MARS)

Responsáveis pelo projeto:Estela Galmarino, Mariana Meira, Arienei Abreu, Walmir Pereira.

Objetivo: Contribuir com escolas e educadores na efetiva implementação da lei 11645/08 – que institui a obrigatoriedade do estudo de História e Culturas Indígenas no currículo oficial de ensino. Levar o museu até a escola, por meio do empréstimo de objetos representativos da cultura material de diferentes povos e coletivos indígenas, demonstrando o potencial dinâmico das instituições museais. Promover o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural presente no estado do Rio Grande do Sul.

Período de realização: O projeto teve início em agosto de 2013. Em anos anteriores foram realizadas ações-piloto em escolas. Duas formações, voltadas a educadores e outros interessados já foram promovidas. Estas atividades contaram com palestrantes indígenas e, ao final, foi disponibilizada às escolas a possibilidade de levar o Kit Pedagógico emprestado, pelo período de 15 dias.

Publicos atingidos: Em sua grande maioria professores da rede pública estadual e das redes municipais de Porto Alegre, Cachoeirinha, Gravataí e outros municípios da Grande Porto Alegre. Também alguns estudantes universitários, pesquisadores e outros interessados na temática indígena.

Descrição da ação: O primeiro passo foi a parceria com os povos indígenas, com os quais o museu, tradicionalmente, já desenvolve atividades tais como seminários, ciclos de vídeos e filmes, exposições. A partir de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS e da Secretaria de Estado da Cultura, a qual o MARS é vinculado, foi possível adquirir peças de arte (cestaria, zoomorfos, colares e outros objetos) junto aos povos Kaingang e Guarani Mbyá e junto ao Coletivo Xokleng Zagaua. O povo Charrua também foi convidado, mas ainda não definiu sua participação. Também foram adquiridas 10 caixas organizadoras de polionda, para abrigar o conjunto de peças indígenas e o material didático que compõe o Kit. Livros, DVD, CD, Mapa e Cadernos de Exercícios foram solicitados, por meio de doação, junto a diferentes instituições parceiras do MARS.

Assim, os Kits são compostos de objetos diversos, representativos destas diferentes culturas e cosmovisões indígenas. A partir de sua montagem, foram disponibilizados para empréstimo às escolas, por meio de uma formação prévia voltada a gestores e educadores (palestras/oficinas, ministradas por convidados indígenas e pela equipe do Museu). Estas formações têm integrado a programação do “Café Antropológico”, projeto do MARS que ocorre uma vez por mês.

O projeto envolve o setor de Ação Educativa (concepção do projeto, em conjunto com a equipe, articulação de doações, pesquisa), Acervos (o bom acondicionamento das peças nas caixas é imprescindível, já que estas serão transportadas até a escola e depois retornarão ao Museu, quando serão emprestadas a outros educadores ) e Pesquisa do MARS (elaboração das legendas que acompanham os objetos, a partir do diálogo com os indígenas e de bibliografia existente). E integra o programa cultural e educativo da instituição, isto é, o objetivo é dar continuidade e intensificar esta atividade nos próximos meses e ano.