O trabalho da preservação da memória: Comunidade dos Arturos

Nome da Instituição: Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem.

Local: Museu Histórico de Contagem.

Responsáveis pelo projeto: Noêmia Rosana de Andrade, Carolina Dellamore Scarpelli e Jorge Luiz dos Santos

Objetivo: Produzir exposição sobre os objetos de memória da comunidade dos Arturos durante a realização da 11ª Semana de Museus .

Período de realização: Durante o mês de maio de 2013

Públicos atingidos: Estudantes das redes de ensino do Município, visitantes, crianças e jovens da Comunidade dos Arturos.

Descrição da ação:

O tema dos Griôs na da 11ª Semana de Museus em Contagem foi a Comunidade dos Arturos e o trabalho da preservação pelo viés do cotidiano, do trabalho dos mais velhos nas atividades produtivas de Contagem e seus objetos-memória. Foi proposta uma oficina na comunidade onde as pessoas foram convidadas a levarem objetos de memória e contar a história de cada um. Foi feito um registro audiovisual da oficina e os objetos foram selecionados para a exposição. Feita a curadoria e aberta a exposição foi elaborada uma proposta pedagógica para o atendimento às visitas guiadas. Neste momento, o objetivo era de levar o debate sobre os objetos dos acervos particulares agora reconhecidos como acervo dos Arturos. Inspirados no filme “Uma noite no Museu”, foi gravado em play-back um diálogo imaginário entre os objetos e estes agora queriam continuar expostos no Museu. Os estudantes conversavam e elaboravam um cartaz pedindo ajuda as pessoas para não voltarem mais ao anonimato. Paralelamente, foram produzidas imagens mostrando os objetos expostos e sua utilidade prática à época do uso e a evolução tecnológica dos objetos com as mesmas funções ,na atualidade.