PNEM

Oficinas de arqueologia

Nome da Instituição: Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral / UFSC

Responsáveis pelo projeto: Flora Bazzo Schmidt

Objetivo: Proporcionar a estudantes da Educação Básica a ampliação de conhecimentos acerca: da profissão de arqueólogo; do método da ciência arqueológica; das tipologias de sítios e vestígios; da importância das pesquisas arqueológicas e da preservação dos sítios.

Período de realização: As oficinas vêm ocorrendo no Museu desde o mês de março de 2013.

Públicos atingidos: Estudantes da Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Descrição da ação: A proposição baseia-se no tripé diálogo-experimentação-contato com acervo, tendo contornos distintos de acordo com a faixa etária. Realiza-se em uma visita ao Museu de cerca de duas horas. Utilizamos como recursos principais um boneco construído para a contação de histórias e, para a escavação simulada, caixas especialmente construídas em madeira e preenchidas com areia; além de materiais de trabalho como pás, bandejas, pincéis.

Para as crianças de Educação Infantil, a proposição inclui uma contação de histórias com boneco, conversa sobre o trabalho do arqueólogo e escavação simulada.

Para as crianças de Ensino Fundamental I, a essas etapas soma-se o contato com acervo lítico pré-colonial.

Para os estudantes de Ensino Fundamental II, a oficina é composta por uma apresentação expositiva-dialogada, seguida de contato com o acervo lítico, cerâmico e osteológico e, por fim, a escavação simulada.

Para o Ensino Médio a oficina constitui-se de um momento expositivo-dialogado onde se aborda também a questão vocacional, seguida de contato com material arqueológico.

As oficinas têm sido conduzidas conjuntamente pela pedagoga responsável, pela arqueóloga Luciane Zanenga Scherer (MArquE/UFSC) e por estudantes do Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Arqueologia (LEIA/UFSC), estes sob orientação do prof. dr. Lucas de Reis Buenos (CFH/UFSC).