PNEM

Projeto Multidisciplinar

Nome da Instituição: Fundação Cultural de Joinville – Museu de Arte de Joinville          

Responsáveis pelo projeto: Marcos Antônio Rück – Coordenador do Museu de Arte de Joinville

Alcione Resin Ristau – Especialista Cultural / Educadora de Museu

Objetivo: Ampliar o acesso ao patrimônio artístico e cultural, qualificando as mediações, a toda comunidade em programas e projetos diferenciados, mediante parceria entre instituições e o Museu de Arte de Joinville.

Envolver instituições e públicos em ações de educação não formal relacionadas à arte por meio de diferentes tipos de mediação;

Incentivar a apropriação do patrimônio cultural e artístico, contido no MAJ por públicos diferenciados na promoção do acesso e a democratização sociocultural.

Período de realização: Esta ação começou a ser realizada no ano de 2010. Vem sendo realizada anualmente e esteve em sua 5ª edição no ano de 2013.

Públicos atingidos: 1ª Edição “comTato”

– Todos os públicos (projeto desenvolvido para inclusão de deficientes visuais)

2ª Edição “Arte, Cultura e Patrimônio”

– 1ª parte – Acadêmicos do Curso de Artes Visuais – UNIVILLE

– 2ª parte – Todos os públicos (projeto desenvolvido para inclusão de deficientes visuais)

3ª Edição “Composições musicais, um olhar sobre a poética de Fernando Lindote”

– 1ª parte – Estudantes de piano da Escola de Música

– 2ª parte – Todos os públicos

4ª Edição “O que do museu eu guardo no Morro do Meio…”

– 1ª parte – Crianças, adolescentes e educadoras sociais do CRAS – Morro do Meio

– 2ª parte – Todos os públicos

5ª Edição “Autorreferência”

– 1ª parte – Acadêmicos do Curso de Tecnologia em Fotografia – UNIVILLE

O grupo envolvido criou uma proposta de exposição a ser inscrita em editais de arte, em caso de aprovação poderá ser vista nos espaços expositivos e também em forma virtual na internet.

Descrição da ação: Todas as ações realizadas no Projeto Multidisciplinar visam potencializar a apropriação do patrimônio artístico e cultural que permeiam a instituição pelos diferentes públicos participante das propostas realizadas e que assim passam a perceber a instituição museal como um espaço de múltiplas possibilidades e representações.

O projeto inicia com a definição da instituição/grupo parceiro. Em seguida realiza-se a preparação de objetivos conectando as especificidades de cada instituição. Na sequencia, organiza-se o plano de ação/atividades fixando um cronograma. A próxima etapa é a execução e registro das atividades, entendendo que os procedimentos são diferenciados a cada edição do projeto.

As ações de comunicação museológica devem potencializar a relevância do reconhecimento do patrimônio público e artístico e cultural que o museu abriga. Por isso é imprescindível políticas/programas educativos que promovam a democratização do acesso aos museus para, dessa forma, democratizar também o acesso a obra do artista, aos bens culturais e a memória.

Nas edições de 2010, 2011 e 2013 do Projeto Multidisciplinar evidenciaram também a reflexão sobre a produção e a poética de artistas como Mário Avancini (SC) –in memorian – no campo da escultura; Elvo Benito Damo (PR) na gravura; Fernando Lindote (SC) e Maristela Winck (RS) na arte contemporânea. Além disso, nas duas primeiras edições, foi confeccionado material em Braille acessível aos visitantes durante o decorrer das exposições.