PNEM

Gestão Pública em Museus

Home Fóruns Histórico PNEM Museus e Comunidade Gestão Pública em Museus

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1124
    Josscunha
    Membro

    Que seja exigida, formação Superior em artes para que se possa exercer a Função de Gestor Público em Museu.

    #1143

    Bom dia,

    obrigado pela participação e interesse nesta construção coletiva.

    A sua proposta pode ser melhor debatida  no contexto do PNEM através do eixo temático específico sobre Gestão em museus. Por isto, sugiro que compartilhe sua opinião no referido eixo sobre o tema.

    abraço e até mais.

     

    #1145
    Ana Cunha
    Membro

    Boa iniciativa, pena que não podemos generalizar, o Brasil é enorme e os lugares tem caracterisitcas proprias, aqui no norte, especificamente no Acre, nem museologo temos por aqui, quanto mais exigir que pra ser gestor dos Museus precisa ter graduação em artes, se for possivel esse profissional pode sim ser absolvido no quadro tecnico dos Museus, mas exigir que sejam apenas quem tem essa formação é complicado quando se fala a nivel nacional.  O que precisamos ter são profissionais em quadro efetivo, a grande maioria dos Museus tem o quadro tecnico deficiente por falta de concursos publicos para preenchimento dessas vagas o que causa transtorno com as continuas interrupções das ações.

    A gestão de um museu precisa ter profissionais no quadro efetivo.

    #1146

    Concordo contigo Ana, especialmente quando ressaltas a grande dimensão territorial brasileira e as diversas realidades sociais e “museais”. E nisto tudo os necessários concursos para prover os museus geridos pelo poder estatal com servidores públicos, pois todos sabemos os grandes problemas encontrados em museus que se transformam nos chamados “cabides de emprego”. Uma espécie de círculo vicioso se instala e a gestão fica comprometida de uma forma brutal

    Nos museus comunitários as tarefas de gestão podem ser compartilhadas com profissionais que atuam em museus, como historiadores, conservadores, arquivistas, bibliotecários, museólogos, educadores, etc…. mas obviamente se pressupõe que nestes espaços de memória o próprio inventário do patrimônio tenha sido projetado e executado pelos membros do(s) grupo(s) e não por agentes externos. O que não impede a colaboração destes últimos e mesmo ações de militância pela museologia social. E também tenho visto que a metodologia de “Conselho Gestor”, no museus comunitários, pode trazer bons resultados.

    Obrigado pela participação e se achar pertinente dê sua opinião também no fórum sobre Gestão em museus…

    abraço.

     

     

     

    #1148

    Temos até dia sete de abril para postagens neste Blog.

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • O fórum ‘Museus e Comunidade’ está fechado para novos tópicos e respostas.