O GT Museus e Comunidades, constituído na REMRS, considera que há necessidade de esclarecer o conceito de comunidade empregado pelo PNEM, assim como sugere que este seja adotado pelo GT Museus e Comunidades. Portanto, apresenta-se aqui o conceito de comunidade definido na Carta das Missões.
“(…) entende por comunidades grupo ou grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade social unidas por vínculos históricos relacionados a aspectos territoriais, étnicos, culturais e/ou de gênero, em especial quando movidas ou organizadas em prol da defesa e promoção do Direito à Memória e à História, assim como a outros tópicos dos Direitos Humanos e Culturais; (…)
Tópico: Encontros
Propostas:
Garantir recursos financeiros para encontros presenciais, que versem sobre o tema Museus, Comunidade e Educação, propiciando a ampla participação de representações das comunidades.
Tópico: Participação Comunitária
Propostas:
Observar as diversas realidades e peculiaridades das comunidades;
Garantir participação de representantes de comunidades em comitês e conselhos de museus;
Realizar diagnósticos e pesquisas que ambasem a atuação dos profissionais dos museus junto às comunidades, respeitando o interesse das comunidades.
Tópico: Ações Educativas e Memória Social
Propostas:
Construir de forma participativa com comunidades, ações educativas que considere as diversas realidades das comunidades;
Estabelecer redes de parcerias com escolas e grupos sociais para desenvolver novas metodologias que considere a diversidade étnica e cultural dos grupos historicamente excluídos;
Estimular ações que desenvolvam o reconhecimento das comunidades, permitindo visibilidade e protagonismo de grupos historicamente excluídos.
Participantes do GT:
Aline Lied
Cláudia Feijó da Silva
Diego Luiz Vivian
Isabel Silveira dos Santos
Manuela Garcia Moraes