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Férias na Casa do Poeta Lindolf Bell

Nome da Instituição: Fundação Cultural de Timbó                                        

Responsáveis pelo projeto: JORGE REVELINO FERREIRA

Objetivo:  – Aproximar crianças e seus pais do museu Casa do Poeta Lindolf Bell.

– Apresentar a Casa, a vida e obra do Poeta Lindolf Bell com linguagem acessível para crianças de 2 a 4 anos

– Estimular o contato com o espaço museal;

– Estimular e valorizar a leitura;

– Contribuir para a formação de uma geração de futuros leitores;

– Valorizar o desenho infantil como expressão da própria linguagem infantil;

– Aproximar a Casa do Poeta Lindolf Bell da Comunidade

Período de realização: 24/01/2012 a 10/02/2012 (Período de Ferias Escolares)

Públicos atingidos: O público escolhido foi o pré-escolar de 2 a 4 anos, e os pais dos mesmos.

Descrição da ação:  A Casa do poeta contou com o apoio da Fundação Cultural de Timbó e das creches do município. Após agendamento, dez Núcleos de Educação Infantil participaram da ação no período de 24/01/2012 à 10/02/2012. A ação educativa é formada por três atividades realizadas uma após a outra. O tempo total para a realização das atividades é de duas horas para cada turma. Foram atendidas uma turma no período matutino e outra no vespertino. Na primeira etapa foram utilizadas a visita monitorada, a contação de histórias e a produção de desenhos. Depois de todas as creches serem atendidas, do dia 11 ao dia 21 de fevereiro, segunda etapa, os desenhos foram organizados e expostos à visitação. Os pais foram previamente convidados através de seus filhos, no final da primeira etapa.

Cada creche do município de Timbó recebeu convite, via e-mail e telefone, para participar da ação educativa Férias na Casa do Poeta. Ouve também divulgação na mídia impressa, para aumentar o interesse das mesmas. E para que os pais tomassem conhecimento do passeio que estava sendo promovido. A monitoria apresentou a Casa do Poeta Lindolf Bell com riqueza de detalhes. À medida que eles andavam pelos corredores e cômodos, era explicado o que era e como funciona cada objeto. A história de vida e a obra poeta. A ideia de poesia era inserida. Tudo foi explicado utilizando termos e comparações de fácil compreensão. Para a contação de histórias o ambiente foi preparado para receber os pequeninos. Tecidos e almofadas coloridas colocados no chão. Na parede feito em E.V.A. o cenário e o personagem principal da história, “O Sapo Bocarrão” de Keith Faulkner. Contamos com a colaboração da Biblioteca Pública Municipal “Professor Péricles Prade” que gentilmente emprestou este livro para a ação educativa. Um cubo de madeira foi posicionado entre as crianças e o cenário para que a contadora de historias pudesse sentar-se e interagir com o público. Antes da leitura ouve uma rápida introdução com apresentações. Após o termino uma conversa sobre a história seguida de canções infantis. Por último o passeio na casa foi relembrado. Pediu-se então, que cada um desenhasse o que foi mais significativo. A casa, o poeta, o jardim, girassóis, o sapo e demais personagens da história. Cada aluno levou consigo um convite, para que seus pais conhecessem o museu e prestigiassem a exposição da qual seu desenho fazia parte. As funcionárias da Casa do Poeta montaram a exposição separando os desenhos por Núcleo de Educação e Infantil e Turmas. Novamente ouve divulgação através do jornal convidando os pais a prestigiarem a exposição e a conhecerem a Casa do Poeta.