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Educação em museu pelos educadores : Transformação social existe?

Nome da Instituição: Museu Lasar Segall

Responsáveis pelo projeto: Elaine Fontana

Objetivo: Convidar educadores de diferentes instituições culturais de São Paulo para refletir por meio de exemplos cotidianos, a condição do museu e da prática educativa. Em 2013 o tema escolhido partiu do tema da Semana de Museus, para investigarmos o papel social do museu do ponto de vista da prática de visitas educativas.

Período de realização: 13 de maio de 2013. Esta foi a segunda edição, a ação já tinha sido realizada na Semana de Museus e 2012.

Públicos atingidos: Educadores de museus e instituições culturais, professores e interessados em geral.

Descrição de ação: Desde de 2012 a área de ação educativa dá a ver a potência criadora do educador assumindo-o como um articulador ativo, justamente, porque é da sua prática diária que se inclina todo o trabalho.

Para garantir um espaço de debate entre educadores e reforçar o importante papel do educador, em 2013, a programação da Área de Ação Educativa do Museu Lasar Segall para a 11a Semana de Museus dá continuidade à abertura de espaços que privilegiam relatos de experiências de educadores envolvidos diretamente na mediação. O sucesso do I ENCONTRO DE EDUCADORES, realizado em 2012, motiva a realização deste II ENCONTRO DE EDUCADORES – EDUCAÇÃO EM MUSEUS PELOS EDUCADORES: MUDANÇA SOCIAL EXISTE? O tom provocativo desta Semana de Museus inspira o debate sobre a condição do museu e da prática educativa, para o qual foram convidados os educadores Diana Tubenchlak e Marco Biglia, com mediação de Elaine Fontana coordenadora de conteúdo da Área de Ação Educativa do Museu Lasar Segall.

Para enfrentar desafios implicados no papel do educador foram apontadas algumas medidas que podem viabilizar a aproximação entre o professor e o papel do mediador, oferecendo caminhos para fortalecer a ambos. Assim, o professor pode ampliar a sua atuação e o educador do museu reforçar sua vocação para o diálogo e para a mediação como ponto de partida, não de chegada.

O conjunto das discussões deste II ENCONTRO DE EDUCADORES – EDUCAÇÃO EM MUSEUS PELOS EDUCADORES: MUDANÇA SOCIAL EXISTE? integrou a programação da 11a Semana de Museus, e se relaciona com o seu Projeto professor-educador, reiterando a importância deste espaço de diálogo entre educadores.