Nome da Instituição: Museu de Arte Religiosa e Tradicional
Responsáveis pelo projeto: Gérson Dalfior Vidal
Objetivo: O objetivo geral da ação foi despertar nos jovens em situação de vulnerabilidade social a consciência crítica e participativa voltada para a identidade histórico-cultural e, consequentemente, a construção da cidadania pautada na valorização e preservação do patrimônio, por meio das atividades educativo-culturais que foram realizadas – apresentações de artistas e mestres regionais, tendo como tema central o patrimônio cultural de bens de natureza material e imaterial.
Com esta atividade, pretendeu-se fortalecer a auto-estima através da identificação histórico-cultural, aprimorando o relacionamento em grupo, os laços familiares e comunitários, contribuindo, dessa forma, para o efetivo exercício da cidadania; conscientizar os jovens acerca de novas perspectivas de vida e possibilidades de mudança de comportamento; desenvolver conceitos de cidadania; aprimorar o conhecimento sobre a identidade cultural e ampliar o acesso às manifestações culturais, desenvolvendo o hábito de visitar museus e espaços culturais, entendendo, respeitando, preservando e valorizando o patrimônio cultural.
Período de realização:A ação foi realizada nos meses de setembro e outubro de 2010 e foi aplicada apenas uma vez.
Públicos atingidos: Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social atendidos pelo Projeto Jovem do Futuro, do Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA), da Secretaria de Ação Social da Prefeitura Municipal de Cabo Frio.
Descrição da ação: O Mart, consciente de que a educação patrimonial se relaciona com as políticas de inclusão social, entrou em contato com o CRIA para apresentação do projeto. A partir de então, seguiram-se outras etapas:
– Conhecimento e delimitação do público: todos os inscritos no projeto Jovem de Futuro;
– Mobilização dos artistas e estudo de suas atividades;
– Construção da programação: atividades contextualizadas com a realidade do público.
– Execução:
Palestra: Pré História e História da Cidade e do Convento, com Gerson Vidal, TAE no Mart, e Dolores Tavares, diretora e TAE no Mart;
Visita orientada pelo Mart
Formação de Platéia:
Concerto de Cavaquinho, com Angelo Budega tocando músicas populares;
Coral Despertar do Clube da Melhor Idade Alegria de Viver, regência do Maestro Francisco Silguero;
Concerto de Violão do Projeto Jovem de Futuro, com alunos da oficina de violão do CRIA, com o Prof. Édem Fernandes;
Artes Cênicas – monólogo da atriz Rosa Brandão dramatizando experiência vivida por dependente químico;
Teatro de Bonecos, com o Grupo Sorriso Feliz, do Mestre Clarêncio Rodrigues;
Dança Popular – capoeira com o Grupo Vozes D’África, com o Mestre Pingo.
Quanto à metodologia, procurou-se elaborar uma programação adaptada à realidade do público-alvo; definir um calendário compatível entre os mestres/artistas e o Mart; realizar ciclo de palestras sobre patrimônio cultural; visita orientada pelo Convento N. Sra. dos Anjos; apresentações artísticas e explanação de cada arte pelos mestres/artistas, com a intenção de absorver interessados.
As apresentações foram desenvolvidas sem pro labore, dado o grau de conscientização dos artistas.