Nome da Instituição: Museu de Arte de Joinville
Responsáveis pelo projeto: Marcos Antônio Rück – Coordenador do Museu de Arte de Joinville
Alcione Resin Ristau – Especialista Cultural / Educadora de Museu
Objetivo: Promover articulações e mediações educativas sobre as exposições do Museu de Arte de Joinville – MAJ e estudantes de escolas da rede municipal de ensino de Joinville; Proporcionar maior contato dos estudantes com obras originais do acervo do MAJ e demais exposições temporárias, a partir de ações educativas; Oportunizar aos estudantes conhecimentos e vivência artística no espaço do MAJ; Buscar o desenvolvimento de uma poética artística.
Período de realização: Esta ação começou a ser realizada no ano de 2009, sendo aplicada com sete grupos até o ano de 2013.
Públicos atingidos: São público alvo deste projeto, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de Joinville.
Descrição da ação: No projeto Conexão Museu-Escola, os participantes entram em contato com obras originais, com artistas e o espaço do Museu. Este conjunto propicia uma reflexão muito diferenciada de uma visita monitorada pelo fato dos participantes virem ao museu semanalmente durante aproximadamente dois meses. Além de vivenciarem nos encontros experiências com tempo e espaço diversas daquela promovida nos espaços escolares, os espaços do Museu são explorados nos workshop pelos artistas em suas vivências, além dos estudantes percorrem estes entendendo a função de cada setor.
Os encontros ocorrem uma vez por semana no contraturno escolar, com um grupo de até 10 estudantes do 9º ano da Rede Municipal de Ensino de Joinville. Estes estudantes terão oportunidade de desenvolverem leituras, atividades, conversa com os artistas e workshops a partir do contato com as exposições que estarão acontecendo no MAJ, compreendendo a instituição de uma maneira mais significativa, não o entendendo mais como um depósito da cultura e sim como um espaço de educação não formal, de interação e de experiências.
As oficinas terão suas temáticas conforme o calendário de exposições organizadas pelo Museu de Arte e o convite dos artistas que ministrarão os workshops é responsabilidade do setor educativo, considerando a produção artística dos convidados.
A avaliação acontece de forma processual e informal no desenvolvimento das oficinas, levando-se em consideração a relação artista/participantes. E ao final, uma avaliação conclusiva que registra as impressões dos participantes e questões pertinentes quanto ao formato do projeto, através de formulário de avaliação e registro no livro do Projeto.