Nome da Instituição: Museu Casa Histórica de Alcântara
Responsáveis pelo projeto: Liz Renata Lima Dias
Objetivo: Envolver os educadores de Alcântara no processo de uso do museu como ferramenta de educação. A proposta era que a partir destes encontros os professores passassem a desenvolver um novo olhar sobre os museus de Alcântara.
Período de realização: Em 2011 nos meses de maio e setembro, em 2012 no mês de agosto e em 2013 no mês de agosto.
Públicos atingidos: O público alvo desta ação são educadores de Alcântara.
Descrição da ação: O primeiro encontro, realizado em abril de 2011, teve início com uma pesquisa de percepção da comunidade de Alcântara sobre os museus, através de um questionário aplicado com os educadores que estavam presentes. Posteriormente houve uma apresentação do papel educativo do museu e da atuação do MCHA. Os professores então realizaram uma visita para conhecer o acervo e se finalizou com a discussão de propostas para trabalhos conjuntos entre o museu e as escolas. A atividade foi conduzida pela educadora e diretora do MCHA.
No dia 29 de setembro ocorreu o II Encontro de Educadores no MCHA com a abordagem sobre a origem e evolução dos museus. O tema discutido foi proposto no I Encontro realizado no mês de abril com os professores e profissionais ligados a área de educação que sentiram a necessidade de ampliar o entendimento do que seja um museu e suas áreas de atuação. O encontro foi conduzido pelo museólogo Hélder de Mello e foi aberto ao público em geral.
Já em agosto de 2012 e agosto de 2013 foi realizado, respectivamente, o terceiro e quarto encontro com os educadores da escola Barão de Grajaú da comunidade do Cajueiro e Vereador Joaquim Ribeiro da comunidade da Peroba. As escolas atuam com o ensino infantil e fundamental. Em ambos foi discutido o tema “Museus e Escolas” abordando a função educativa dos museus, as possibilidades de trabalhos conjuntos entre as instituições, as dificuldades para a realização de ações educativas em parceria e foram apresentados alguns projetos educativos do MCHA. O encontro teve duração de 1 hora e ficou acertada a visita dos alunos à instituição. Além de recursos audiovisuais foi necessário transporte para a execução destes dois últimos encontros.
Para mais informações acesse o Blog do Museu de Alcântara.