PNEM

Ações Colaborativas entr Escolas e Museus no contexto da formação de professores

Home Fóruns Histórico PNEM Redes e Parcerias Ações Colaborativas entr Escolas e Museus no contexto da formação de professores

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1105
    bpmonteiro
    Membro

    Vários estudos produzidos por pesquisadores e educadores de museus, demonstraram um modelo predominante de utilização dessas instituições, por parte dos professores, que consiste na visitação ilustrativa das exposições, e que por sua vez, não configura uma relação de colaboração ou parceria entre as escolas e estas instituições. Este fato sugere que os professores tradicionalmente formados para atuação no sistema formal de ensino estão diante de novos desafios rumo à construção de relações que ultrapassem os limites da escola. Nesse contexto, demonstramos uma preocupação em buscar elementos que auxiliem na compreensão de como os licenciandos respondem a uma demanda formativa contemporânea, que desloca do papel tradicional do ensino voltado à sala de aula para o ensino a ser construído por meio de ações colaborativas entre escolas, Museus e Centros de Ciência e Tecnologia.
    Para iniciar este debate proponho as seguintes questões:
    Quais as particularidades da educação escolar e da educação promovida em espaços não formais? Como potencializar as suas funções educativas?
    No caso da sua instituição, qual é a contribuição dos professores no conjunto de ações desenvolvidas? Quais as oportunidades de diálogo entre o professor e o setor educativo dos Museus?
    Como a questão das parcerias ou ações colaborativas entre espaços formais e não formais podem ser abordadas no âmbito da formação inicial de professores?

    #1169

    Olá, Monteiro!

    Obrigada por sua participação.

    Lendo sua sugestão fiquei com algumas dúvidas.

    Que tipo de ações você sugeriria como possíveis parcerias entre museus e escolas para a formação de professores?

    No Museu da Chácara do Céu, onde trabalho, realizamos encontros com professores, palestras, temos material impresso específico para este grupo profissional, debatendo justamente as questões aqui levantadas.

    Também temos vagas para estágios e recebemos alunos de cursos de licenciatura.

    Temos convênios com universidades e escolas técnicas para estágios curriculares.

    Também sei que estas ações, entre outras, como cursos, seminários, etc., também ocorrem em diversos museus.

    Que outras ações poderiam ser sugeridas?

    Seria essa mesmo a ideia deste tópico? Sugerir que ações deste tipo sejam investigadas?

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • O fórum ‘Redes e Parcerias’ está fechado para novos tópicos e respostas.