PNEM

Concepções de Educação

Home Fóruns Histórico PNEM Perspectivas Conceituais Concepções de Educação

Visualizando 2 posts - 16 até 17 (de 17 do total)
  • Autor

Ozias, interessante esse debate sobre o conceito de museu.

Participo de um grupo de estudos dentro do meu programa de mestrado em educação cujos integrantes tem formação distinta uns dos outros (história, educação física, pedagogia, publicidade e propaganda), mas o que nos une é que todos estão discutindo educação em espaços fora da escola. Cada um tem um objeto de pesquisa por meio do qual discute o conceito de educação presente neste objeto, tais como uma revista de circulação nacional, um museu, uma escola de samba, núcleos de resistência (coletivo de pessoas na defesa da educação a partir de uma temática específica) e a maior dificuldade que temos encontrado é sermos reconhecidos enquanto pesquisadores da área da educação!

O “sucesso” do museu, digamos assim, me parece que está totalmente atrelado à forma como é compreendido pela escola, pois me parece que quando inserimos o espaço museal dentro daquilo que se chama educação “não-formal”, há uma brecha para a escola considerar que a educação que lá se desenvolve não é sistematizada e está mais para um passeio cultural do que para a construção do conhecimento.

Trabalhar o conceito do museu no museu é importante, mas levar essa discussão para a gestão escolar me parece mais importante ainda… fazendo com que a escola compreenda a complexidade que envolve a educação em museus e o preparo necessário da equipe dos educativos dos museus. O que se faz no museu é educação e precisa ser encarada como tal.

Caros colegas,

Acredito que o PNEM possa possibilitar um avanço para sermos melhor compreendidos pelos espaços de educação formal, especialmente as escolas, uma vez que uma das funções desse documento é apresentar de forma ampla e pública referenciais teóricos que caracterizam as ações educativas nos museus.

Neste sentido, uma reflexão conceitual que me parece pertinente é a respeito da(s) experiência(s) educativa(s) possível(s) no museu, de acordo, claro, com os diferentes perfis institucionais. Me parece que a perspectiva processual, característica do ambiente escolar, é um relevante diferencial a ser levado em conta.

Visualizando 2 posts - 16 até 17 (de 17 do total)
  • O fórum ‘Perspectivas Conceituais’ está fechado para novos tópicos e respostas.