- Este tópico contém 16 respostas, 12 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 7 meses atrás por .
- O fórum ‘Perspectivas Conceituais’ está fechado para novos tópicos e respostas.
Home › Fóruns › Histórico PNEM › Perspectivas Conceituais › Concepções de Educação
Marcado: concepção, educação, perspectivas conceituais
Ozias, interessante esse debate sobre o conceito de museu.
Participo de um grupo de estudos dentro do meu programa de mestrado em educação cujos integrantes tem formação distinta uns dos outros (história, educação física, pedagogia, publicidade e propaganda), mas o que nos une é que todos estão discutindo educação em espaços fora da escola. Cada um tem um objeto de pesquisa por meio do qual discute o conceito de educação presente neste objeto, tais como uma revista de circulação nacional, um museu, uma escola de samba, núcleos de resistência (coletivo de pessoas na defesa da educação a partir de uma temática específica) e a maior dificuldade que temos encontrado é sermos reconhecidos enquanto pesquisadores da área da educação!
O “sucesso” do museu, digamos assim, me parece que está totalmente atrelado à forma como é compreendido pela escola, pois me parece que quando inserimos o espaço museal dentro daquilo que se chama educação “não-formal”, há uma brecha para a escola considerar que a educação que lá se desenvolve não é sistematizada e está mais para um passeio cultural do que para a construção do conhecimento.
Trabalhar o conceito do museu no museu é importante, mas levar essa discussão para a gestão escolar me parece mais importante ainda… fazendo com que a escola compreenda a complexidade que envolve a educação em museus e o preparo necessário da equipe dos educativos dos museus. O que se faz no museu é educação e precisa ser encarada como tal.
Caros colegas,
Acredito que o PNEM possa possibilitar um avanço para sermos melhor compreendidos pelos espaços de educação formal, especialmente as escolas, uma vez que uma das funções desse documento é apresentar de forma ampla e pública referenciais teóricos que caracterizam as ações educativas nos museus.
Neste sentido, uma reflexão conceitual que me parece pertinente é a respeito da(s) experiência(s) educativa(s) possível(s) no museu, de acordo, claro, com os diferentes perfis institucionais. Me parece que a perspectiva processual, característica do ambiente escolar, é um relevante diferencial a ser levado em conta.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |