PNEM

Museus Virtuais

Home Fóruns Histórico PNEM Perspectivas Conceituais Museus Virtuais

Visualizando 5 posts - 16 até 20 (de 20 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1043

    Gostaria de que houvessem mais museus voltados para conversação de vestuário e Moda.
    Atualmente percebo a ampliação desses museus e exposições em outros países  no Brasil o mais completo é o  http://mimo.org.br/ . Este museu pertence a um grupo de pesquisadores do Mestrado em Design da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda da Universidade Anhembi Morumbi, imagino a capacidade e com os arquivos de universidades federais quanto isso poderia ser ampliado.

    #1173
    REM RJ
    Membro

    Estimular a oferta de visitas virtuais, sem abrir mão da visita presencial sempre que for possível, incentivando-a por meio de oferta de transporte.

    Proposta elaborada em reuniões presenciais que contaram com a participação das seguintes instituições:
    Centro Cultural Banco do Brasil – Centro Cultural da Justiça Federal – Centro Cultural de Folclores e Cultura Popular – Instituto Moreira Sales – Memorial Getúlio Vargas – Fundação Casa de Rui Barbosa – Museu Casa da Hera – Museu Casa do Pontal – Museu da Chácara do Céu – Museu da Marinha – Museu da República – Museu da Vida – Museu de Arqueologia de Itaipu – Museu do Ingá – Museu do Meio Ambiente – Museu Histórico Nacional – Museu Nacional – Oi Futuro/Museu das Telecomunicações – Núcleo Experimental do MAM – Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

    #1216

    Olá REM RJ,

    bom dia!!!

     

    Que boa iniciativa essa!!!

    As práticas educativas em museus virtuais podem ser bem mais ampla. O papel do educar é de fundamental importância para conduzir a visita, pois uma visita orientada fica bem mais fácil a dinâmica do visitante com o museu, principalmente se essa visita for dentro de um ambiente educacional.

    Muito boa essa iniciativa!!!
    PARABÉNS!!!

    #1234

    Olá Pessoal eu sou Editor Gráfico, Ilustador e escritor trabalho com literatura infantil nos temas trasversáis y meu interesse e desenvolver livrinhos infantis e jogos para o ensino fundamental que focalize a diversidade dos museus e a importância na formação de nossos pequenos cidadãos.

    Estou cursando Gestão Museológica e vou aproveitar para me informar com a literatura que estão repassando e sobre tudo entrar nos links que estão postando.

    Bom hoje fiz minha inscrição no blog, e estou verde ainda, rssrs.

    #1244
    claudiaporto
    Membro

    Olá, a todos,

    Neste último dia de fórum (o PNEM foi uma experiência muito interessante para mim e, acredito, rica para todos os que dela participaram), posto minhas sugestões de ações para o Programa, como solicitado pelos organizadores. Estou postando as minhas propostas em conjunto, nos mesmos fóruns de que participei aqui no PNEM:

    Realizar cursos e palestras com os educadores de museus sobre as possibilidades de comunicação e educação das ferramentas digitais, de modo que as equipes possam conceber programas educativos contemplando, quando possível, recursos do mundo digital.
    Criar e manter canais (blogs, fóruns e afins) para incentivar a troca de experiências e a colaboração entre os educadores de museus de todo o país, permitindo que dividam conhecimento e materiais, bem como dar início a ações de pesquisa e atividades em comum, no mundo virtual e no real.
    Criar mecanismos e ferramentas online (páginas em redes sociais, minisites de projetos educativos etc.) que incentivem e ampliem a troca de informações e de experiências entre o museu e o público, tais como envio de fotografias antigas de uso de um determinado objeto do museu pela família do visitante, desenvolvimento de novas expressões artísticas a partir de uma técnica de pintura exibida pelo museu etc.
    Utilizar os meios digitais e, sobretudo, a internet, nas ações educativas de museus, de modo a formar novos vínculos com o público jovem local e distante, com isso apoiando o próprio museu na formação de novos públicos.

    Espero que as sugestões sejam úteis ao grupo e me coloco à disposição para esclarecer alguma dúvida quanto às mesmas.

    Abraços,

    Cláudia Porto

Visualizando 5 posts - 16 até 20 (de 20 do total)
  • O fórum ‘Perspectivas Conceituais’ está fechado para novos tópicos e respostas.