Home › Fóruns › Histórico PNEM › Estudos e Pesquisas › Produção de conhecimento e pesquisa nos educativos dos museus
Marcado: conhecimento, pesquisa, produção
- Este tópico contém 6 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 7 meses atrás por Mariana Galera.
-
AutorPosts
-
20/11/2012 às 11:48 #266PnemMembro
Criar mecanismos que favoreçam a produção de conhecimento a partir dos projetos e das pesquisas desenvolvidas no âmbito dos setores educacionais do museu;
01/12/2012 às 12:45 #443Fernanda CastroMembroA começar pelo incentivo à produção e formação científica através da melhoria do plano de carreira dos profissionais da área e do seu reconhecimento enquanto pesquisadores!
03/12/2012 às 18:18 #481Rita CoitinhoMembroIncentivos no plano de carreira, com reconhecimento (por meio da remuneração) da titulação dos servidores (Retribuição por Titulação) e de seu contínuo aperfeiçoamento (retribuição por qualificação) é uma demanda antiga dos servidores e servidoras do Ministério da Cultura.
Um dos principais argumentos do MPOG para não conceder esse tipo de retribuição financeira é que, para eles, “não se faz pesquisa” nas instituições culturais.
O que vocês acham disso? Não fazemos pesquisa?
O que é, afinal, “Pesquisa” nos museus?
19/02/2013 às 14:14 #935Considero de grande importância, dar a conhecer o cabedal de conhecimento que os educadores de museu tem. As pesquisas são contínuas, o aprimoramento intenso e a disponibilidade de trabalho é constante. Valorisar, dar apoio institucional é um caminho o outro seria dar a importância devida a nós educadores como mediadores entre o discurso museal e o público convidando-nos a participar das reuniões curatoriais com o objetivo de ampliar a ação educativa por meio de dialogo com o setor curatorial. Ouvir a nossa experiência com o público ajudar a melhorar os espaços expositivos, pois conecemos as necessidades do público.
28/03/2013 às 20:29 #1157moinhosocialMembroabertura para pesquisas externas, ou seja, que o museu seja objeto de estudo de diferentes áreas do conhecimento, grupos, acadêmicos, estudiosos…e não apenas objeto de estudo dos profissionais do museu.
28/03/2013 às 22:01 #1160JosscunhaMembroConcordo com Moinho Social acho que os museus deveriam estar abertos para pesquisa nas diversas área s de conhecimento, e principalmente aberto para discussões entre as áres.
03/04/2013 às 1:19 #1193Mariana GaleraMembroO não reconhecimento da pesquisa em museus parece o contraponto do que se entende por museus, desde o século XVIII, especialmente para os museus de ciências e história natural. Não faz sentido um acervo que não é pesquisado, mante-lo apenas guardado é uma retomada aos gabinetes de curiosidade em que os visitantes vão para “ver as maravilhas de um mundo distante”.
A partir das gerações dos museus (proposta por McManus, 1992 e reiterada por Cazzeli, 1999) desde sua primeira geração os museus são espaço de pesquisa. Há um forte debate ao longo dos séculos XVIII e XIX sobre a abertura dos museus para o grande público, uma vez que o acesso poderia danificar os objetos, que eram fontes primordiais de conhecimento. Questionar a existência de pesquisa em museus é incoerente quanto a sua história.
Tratando-se especificamente do serviço educativo dos museus, como espaços produtores de conhecimento, há grupos de pesquisa estabelecidos no Brasil e no mundo que tem como foco a educação em museus, com produções bibliográficas que comprovam que existe muito a se produzir neste sentido.
O museu não tem livro didático ou parâmetros curriculares, desta forma todas as abordagens, seleção de conteúdos e estratégias que realizamos dentro do museu advém de pesquisa em outros espaços e novas propostas. O que configura nosso trabalho como efetivamente uma área de produção de conhecimentos. Talvez possamos investir ainda mais na avaliação do nosso trabalho, uma área que ainda muitas vezes delegamos a terceiros ou não realizamos.
-
AutorPosts
- O fórum ‘Estudos e Pesquisas’ está fechado para novos tópicos e respostas.