Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Atila TolentinoMembro
A questão é bem mais ampla mesmo e não se restringe à definição do PPP do museu (o que no Estatudo dos Museus, a meu ver, está representado pelo Programa Educativo e Cultural). Sabemos que o ideal é termos o plano museológico definido e que o programa educativo e cultural esteja refletido em todos os outros programas e que dialogue com a missão institucional do museu.
Mas como andam os planos museológicos? A gente sabe que, infelizmente, a realidade está muito longe do que o Estatuto pretende. Recentemente tivemos uma ótima experiência na elaboração do Plano Museológico do Museu de Arqueologia de Pilões. Esse é um museu que está sendo implantado no interior da PB. Fizemos um GT com diferentes pessoas, inclusive com a participação de membros da comunidade, para a criação do plano museológico.
Já apresentei essa experiência em alguns locais e sempre pergunto para as pessoas se elas já viram um plano museológico e a grande maioria me responde que não. Comparo o Plano Museológico à história do caviar: nunca vi, nem comi, só ouço falar. Então vale a questão, para nós educadores em museus, considerando esse contexto, devemos esperar a elaboração dos planos museológicos para discutirmos o PPP ou programa educativo do museu? Penso que não. Acho que devemos avançar, pois o PPP do museu pode até mesmo dar o subsídio necessário para a discussão do seu plano museológico.
-
AutorPosts