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Bruno MarinhoMembro
É fato que o museu tem uma função educativa, porém nesse sentido é preciso tomar cuidado para não se escolarizar o museu, diferenciar o papel da educação no museu do papel da educação na escola, são coisas diferentes. Nem todos os museus tem a obrigação de transmitir conteúdo aos seus visitantes. As vezes uma atividade lúdica pode ensinar sobre o patrimonio muito mais do que uma exposição de conteúdos. Nesse sentido acho que as crianças jogarem uma bola sobre uma projeção comunica muito mais sobre o futebol do que uma mediação expositiva, “de conteúdo”. No museu onde trabalho preferimos o termo PAE (Plano de Ação Educativa) pois não queriamos diferenciar esse plano do PPP que tem uma estrutura voltada para o ensino na escola, ali sim se traçam projetos de cunho politico-pedagogicos.
Bruno MarinhoMembroA primeira coisa que me vem a cabeça quando se fala na função de um museu seria de preservar ou salvaguardar algum patrimonio. Agora existe um universo de possibilidades dentro disso. Eu acho que a função de um museu deve ser guiada pela especificidade de seu patrimônio (história, arte, etnografia)… e as necessidades da comunidade que o vista (entretenimento, educação…)
Bruno MarinhoMembroEu acredito que o que tem que ficar claro para os mediadores é o objetivo do museu com aquela exposição. Um museu de arte é diferente de um museu histórico que é diferente de um museu etnológico que é diferente de um museu de ciências. Ambos querem comunicar coisas diferentes ao público, tem objetivos distintos. Por isso é importante que o programa educativo de um museu seja construido em consonancia, senão junto, com o projeto curatorial . Vai ser a especificidade do patrimonio trabalhado e da visão que se quer passsar sobre esse patrimonio pelo museu que vai indicar o como se dá essa mediação.
Bruno MarinhoMembroTrabalho em um Museu de cultura popular, portanto o foco é a cultura local e os saberes populares. O principio aqui é o reconhecimento de que o visitante tanto quanto o educador possui esse saber. Dessa forma o educador não educa, pois isso indicaria uma transmissão do saber e uma relação desigual. O visitante pode saber tanto ou mais que o educador. Dessa forma o papel do mediador é alcançar o conhecimento do visitante e fazê-lo reconhecer como importante, valoriza-lo e não ensina-lo algo. Assim recusamos o termo educação preferindo o termo mediação.
28/01/2013 às 16:37 em resposta a: Fomentar por meio de ações educativas a autogestão da memória da comunidade #807Bruno MarinhoMembroEssa idéia é bem interessante, gostaria de conhecer iniciativas desse tipo
Bruno MarinhoMembroTrabalho em um Museu de cultura popular, portanto o foco é a cultura local e os saberes populares. O principio aqui é o reconhecimento de que o visitante tanto quanto o educador possui esse saber. Dessa forma o educador não educa, pois isso indicaria uma transmissão do saber e uma relação desigual. O visitante pode saber tanto ou mais que o educador. Dessa forma o papel do mediador é alcançar o conhecimento do visitante e fazê-lo reconhecer como importante, valoriza-lo e não ensina-lo algo. Assim recusamos o termo educação preferindo o termo mediação.
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