Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
cintyaMembro
Olá, Ozias e Fernanda!
Retomando a discussão da relação museu-escola, acredito que “colaboração”, como você mencionou, Ozias, seja o termo mais apropriado. A colaboração entre ambas as instituições promoveria um aprendizado muito mais completo para o aluno que, visitando os museus, teria contato com fontes históricas, com experiências práticas em museus de ciência, com a reflexão sobre obras de arte… Enfim, há muitas possibilidades frutíferas a partir dessa parceria!
Um grande abraço!
cintyaMembroOlá, pessoal!
Muito interessante a iniciativa do teu museu, Flávio, pois alia a pesquisa ao trabalho de conscientização.
Vou registrar aqui um exemplo de parceria entre museus e universidades públicas. Estamos desenvolvendo um projeto no museu em que eu trabalho como educadora (Museu Casa de Benjamin Constant), em parceria com a Faculdade de Educação da UFRJ. Oferecemos um curso sobre a formação da cidade do Rio de Janeiro para os graduandos de Licenciatura em Sociologia, como parte da Prática de Ensino. Ao término do curso, pretendemos produzir um artigo que, dentre outros aspectos, compare as expectativas que os cursistas tinham ao entrar no curso com as que eles tiveram ao longo dele. Acredito que esta iniciativa ajude a exemplificar a infinidade de possibilidades de pesquisas na área de educação museal, como bem pontuou o Flávio, além de oferecer uma alternativa para a formação continuada de futuros professores, como ressaltou a Fernanda.
O que vocês acham?
Um grande abraço,
Cintya Callado.
cintyaMembroOlá, Rafael e Ozias.
Também achei muito boa a sugestão do Rafael, pois confere autonomia ao visitante para opinar livremente em relação à sua visita. Os questionários – não quero aqui dizer que eles também não tenham relevância para coletar dados – não permitem tal “liberdade”. Acredito que a combinação de questionários orientados com cadernos de sugestões seja uma maneira efetiva de participação dos grupos que frequentam os museus, o que tornaria as visitas muito mais significativas para eles.
Um forte abraço!
Cintya Callado
cintyaMembroOlá, pessoal!
Concordo com o Jorge Ramos, quando destaca que o termo “mediação” implica o visitante no processo de aprendizagem, tornando-o ativo neste processo. Na minha opinião, os educadores – estejam em instituições museais ou em qualquer outra instituição que se proponha educativa – devem preocupar-se em atuar como mediadores, facilitadores, e não, como transmissores do conhecimento.
Forte abraço a todos!!!
Cintya Callado.
-
AutorPosts