PNEM

Geysa Karla Alves Galvão

Respostas no Fórum

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Museus Virtuais #998

    Deixo algumas indicações para leitura:

    DODEBEI, Vera. Patrimônio e Memória Digital.Morpheus – Revista Eletrônica em Ciências Humanas, Ano 04, número 08, 2006. Disponível em: <http://www.unirio.br/morpheusonline/numero08-2006/veradodebei.htm>
    LIMA, Diana Farjalla Correia.  O que se pode designar como museu virtual segundo os museus que assim se apresentam. 2009. Disponível em: <http://dci2.ccsa.ufpb.br:8080/jspui/bitstream/123456789/531/1/GT%209%20Txt%2011%20LIMA,%20Diana%20Farjalla%20Correia.%20O%20que%20se%20pode%20designa.pdf>
    MUCHACHO, Rute. Museus virtuais: a importância da usabilidade na mediação entre o público e o objecto museológico. 2005.Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/muchacho-rute-museus-virtuais-importancia-usabilidade-mediacao.pdf>
    MUCHACHO, Rute. O museu virtual: as novas tecnologias e a reinvenção do espaço museológico. In: FIDALGO, Antònio; SERRA, Paulo (Org.). Estética e tecnologias da imagem. Universidade da Beira Interior: Covilhã, 2005. v. 1, p. 579-583. Disponível em: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/ACTAS%20VOL%201.pdf.

     

    em resposta a: Museus Virtuais #911

    Claudia, precisamos ampliar a discussão e difundir essa ideia para que alcance mais adeptos. Fico feliz com seu interesse.

    Trago mais um exemplo de iniciativas importantes na área, o Era Virtual Museus: http://www.eravirtual.org/pt/

     

     

    em resposta a: Museus Virtuais #518

    Olá Ozias, para esclarecimento posso citar a Rosali Henriques (2004), que diz em sua dissertação de mestrado, que existem três tipos de museus virtuais: o folheto eletrônico, o museu no mundo virtual e os museus realmente interativos. Os folhetos eletrônicos são aqueles cujo objetivo é a apresentação do museu, funcionando como uma ferramenta de comunicação e marketing; já o museu no mundo virtual é aquele no qual a instituição apresenta informações mais detalhadas sobre seu acervo, com visitas virtuais. E, por último, os museus realmente interativos, que são aqueles onde existe uma relação entre o museu virtual e o museu físico, sendo acrescentados elementos de interatividade, que envolvem o visitante.

    Quanto à definição, há três tipos de instituições na internet: museus que somente transferem para sites as informações básicas (algo como uma mera transposição de folhetos para sites); museus que, além das informações básicas, colocam na web o contexto de seu acervo; museus que se utilizam da internet para promover experiências com os visitantes, criando ferramentas para uma visitação virtual, como jogos, mapas e vídeos.

    Fundamentado por estas novas modalidades digitais, o museu virtual tem um novo tipo de público e a ele oferece recursos de consulta, que se utilizam de sistemas de classificação direcionados à usabilidade, à análise de conteúdo e ao grau de interatividade com seus acervos online. Mas ainda são poucas as instituições que tiram proveito, efetivamente, do poder da web para desenvolver atividades educacionais, onde a comunicação e o acesso às coleções museológicas, na internet, poderiam criar novos relacionamentos com o público alvo.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)