Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
19/02/2013 às 14:14 em resposta a: Produção de conhecimento e pesquisa nos educativos dos museus #935
Considero de grande importância, dar a conhecer o cabedal de conhecimento que os educadores de museu tem. As pesquisas são contínuas, o aprimoramento intenso e a disponibilidade de trabalho é constante. Valorisar, dar apoio institucional é um caminho o outro seria dar a importância devida a nós educadores como mediadores entre o discurso museal e o público convidando-nos a participar das reuniões curatoriais com o objetivo de ampliar a ação educativa por meio de dialogo com o setor curatorial. Ouvir a nossa experiência com o público ajudar a melhorar os espaços expositivos, pois conecemos as necessidades do público.
Sou diretora do Educativo do Palácio dos Bandeirantes, minha formação é em Pedagogia o que me ajudou muito a entender a educação não formal dos museus. Tenho pensado muito em relação a falta de formação dos educadores de museu, que em sua maioria são estagiários de áreas afins com a espedificidade dos museus. Aqui no palácio temos muita dificuldade no que diz respeito a especificidade do nosso atendimento, pois somos um espaço museal dentro de um espaço público de poder. Os educadores, por não terem formação adquada tem muita dificuldade de entender as multiplas funções deste espaço e de trabalhar a despeito delas. Falta noçoes de patrimônio, de museologia, de história, de pedagogia, de psicologia, etc…. Como podemos fazer? Solicitar ao governo federal um curso técnico para a formação de educadores de Museu? ou solicitar uma habilitação em Pedagogia de Educação Museal?
-
AutorPosts