Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
05/12/2012 às 13:53 em resposta a: Formação para atendimento de pessoas com necessidades especiais #497JuliamgMembro
Sugiro que seja utilizado o termo “pessoa com deficiência“.
A pessoa com deficiência busca autonomia (em relação aos direitos civis, políticos, econômicos, sociais, etc.) como qualquer pessoa. Quando utilizamos o termo “pessoas com necessidades especiais”, ou “portadores de deficiência”, estamos compactuando com uma sociedade capacitista (discriminação da pessoa com deficiência*) que acha que apenas as pessoas com deficiência tem uma “necessidade especial”, todas/os nós temos (eu tenho que usar óculos para enxergar de longe, tenho necessidades em determinadas situações, etc.)… ou que acha que se é um portador, que se carrega uma deficiência como alguém que carrega uma carteira em seu bolso, que pode tirar quando bem entender. O termo “pessoa com deficiência” passou a ser utilizado após a Convenção Internacional para a Proteção e Promoção dos Direitos e Dignidade da Pessoa com Deficiência.
O modelo social da deficiência[1], que surge em 1960 no Reino Unido, sustenta que as pessoas são debilitadas por uma série de razões, porém é apenas de acordo com a sociedade que essas pessoas são deficientes. Este modelo, que “provocou reviravolta nos modelos tradicionais de compreensão da deficiência ao retirar do indivíduo a origem da desigualdade e ao devolvê-la ao social” (DINIZ e MEDEIROS), retoma a questão de que a deficiência é socialmente construída.
* Ideologia ou discurso que estabelece que o ideal é andar com duas pernas, oralizar, ouvir, escrever ortograficamente, ver e ter um raciocínio conforme os padrões de normalidade. (Disponível em: http://disnormalidade.blogspot.com.br/2010/10/glossario-em-construcao.html)
Tem outras fontes que podem ser consultadas:DECRETO Nº 6.949, DE 25 DE AGOSTO DE 2009 (Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência): http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm
http://pessoascomdeficiencia.com.br/site/2012/12/05/dilma-e-vaiada-ao-falar-portador-de-deficiencia/
http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=30053
http://tomefirst.tumblr.com/post/35577881391
[1] Disponível em: http://www.fraterbrasil.org.br/A%20nova%20maneira.htm Acesso em: 22 de maio 2012
A nova maneira de se entender a deficiência e o envelhecimento – Marcelo Medeiros e Debora Diniz. Disponível em: http://www.fraterbrasil.org.br/A%20nova%20maneira.htm Acesso em: 22 de maio 2012
- Esta resposta foi modificada 11 anos, 11 meses atrás por Juliamg.
-
AutorPosts