Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Luan Antonio MioloMembro
Olá amigos.
Achamos que o termo mediação pode ser usado quando há uma transmissão de informações, ou em alguns casos, de opiniões entre o profissional de Museu e o público. “Visitas guiadas” ou “Monitoradas” detona um caráter mecânico, não havendo um maior envolvimento do monitor com os visitantes.
Entre os ganhos dessa mudança de termos está uma maior aproximação e interpretação por parte dos visitantes diante das exposições.
Equipe MuRAU – Museu Regional do Alto Uruguai
Erechim/RS
Luan Antonio MioloMembroOlá, gostaria de parabenizar as discussões desse tópico, as contribuições aqui apresentadas são de grande valia.
Faço parte do MuRAU – Museu Regional do Alto Uruguai (Erechim/RS), que compreende o Museu de Ciências Naturais e o Museu de História, Antropologia e Arqueologia. Recebemos visitas da comunidade escolar da região e verificamos as necessidades que as escolas possuem para realizar uma educação não formal e contextualizada. Com base nisso, trabalhamos com o intuito de transformar o ambiente do Museu em um espaço de integração escolar, divulgação científica e construção do conhecimento.
Além da participação das escolas, é necessário que haja o envolvimento da comunidade em geral, o que não se verifica com frequência. Pensamos que para promover a interação entre sujeito e objeto há a necessidade de atividades e exposições atrativas para a sociedade como um todo.
Colegas, que outros métodos podem ser adotados para que os Museus sejam interpretados como ferramentas de educação que englobe diferentes grupos sociais?
-
AutorPosts