PNEM

LUIZA MACEDO

Respostas no Fórum

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Fortalecimento do educador de museus #944
    LUIZA MACEDO
    Membro

    Pessoal, que rica está está essa discussão!

    Então, eu trabalho em um museu de ciência e tecnologia e os desafios que enfrentamos com os educadores é bastante interessante!

    Por se tratar de uma instituição com temáticas que variam da química à história, da física à arquitetura, precisamos de mediadores de todas essas áreas, incluindo engenharia, matemática, biologia… Normalmente são profissionais que nunca imaginaram trabalhar em museus e muito menos na área educacional. Eles têm o conteúdo mas não tem a didática e nem a prática de educação não formal.

    O nosso grande desafio aqui é apresentar o museu como espaço de formação pessoal e profissional, já que sabemos que grande parte desses profissionais não irá atuar na área de museus por muito tempo, principalmente aqueles da área de engenharia. O resultado que temos obtido é que eles nos dizem terem desenvolvidos habilidades de oratória, na apresentação de projetos profissionais e acadêmicos, sua percepção social, passam a perceber seu lugar na sociedade e seu papel como cidadão.

    Além disso, os professores que nos produram têm elogiado muito, pois temos conseguido trabalhar de forma equilibrada a questão científica a que o museu se propõe devido aos conhecimentos que esses estagiários nos trazem, potencializando as visitas ao máximo.

    No entanto, é muito difícil essa situação, pois como todos sabem esse processo de formação demora umt empo considerável e além de a lei de estágio fixar apenas 02 anos de contrato, eles acabam saindo antes do término do mesmo por encontrarem estágios interessantes em sua área de trabalho.

    Acho que com essas ações estamos conseguindo atingir cursos e estudantes que não imaginavámos e esperamos, assim, chegar a atingir os respectivos cursos e universidades, mostrando a importância de se trabalhar com instituições culturais e apresentar as potencialidades profissionais das mesmas durante a trajetória acadêmica.

    LUIZA MACEDO
    Membro

    Ozias, concordo plenamento com você quando diz que precisamos ser mais pró-ativos. Na insituição que eu trabalho, fizemos algumas pesquisas de público e percebemos que varios professores não trouxeram seus alunos ao museu por desconhecimento ou por achar que o museu nao estava preparado para receber o público específico, como educação infantil, ensino superior, etc. Começamos então a ministrar cursos aos professores, convidando aqueles que percebiamos não procurar o museu. A partir daí, a procura, principalmente de professores do curso de pedagogia para trazer seus alunos tem sido cada vez maior. Ai me pergunto: Será que nós, profissionais de museus, não estamos acomodados em nosso lugar, sem procurar acessar aqueles que potencialmente seriam nosso público e com os quais queremos trabalhar e dar visibilidade à insitutição?

    em resposta a: Fortalecimento do educador de museus #474
    LUIZA MACEDO
    Membro

    eu me pergunto: Porque não há um curso superior que forme esse tipo de profissional em específico?

    em resposta a: Setor/área/coordenação/departamento educacional #473
    LUIZA MACEDO
    Membro

    Acredito que para viabilizar as ações educativas, além da presença do gestor em reuniões e da existencia do setor como tal, é fundamental o planejamento estratégico da insituição cultural. Esse planejamento traça planos, objetivos e formas de alcançá-los, ordenando as a ações e, assim, viabilizando-as.

    em resposta a: Fortalecimento do educador de museus #397
    LUIZA MACEDO
    Membro

    #incentivar.

    LUIZA MACEDO
    Membro

    Além de ser uma área ainda pouco investigada, acredito que a grande questão é que as proprias universidades não apresentam aos estudantes o espaço museal como espaço educativo, assim como não o apresentam como espaço para possível atuação daquele profissional.

    em resposta a: Fortalecimento do educador de museus #394
    LUIZA MACEDO
    Membro

    insentivar as universidades, principalmente aquelas que oferecem cursos com formação em licenciatura que apresentem os museus como área de trabalho e espaço pedagógico, para que os jovens conheçam as potencialidades do espaço e da profissão.

    em resposta a: Setor/área/coordenação/departamento educacional #345
    LUIZA MACEDO
    Membro

    Além de garantir a presença do educativo na estrutura organizacional da instituição, garantir a atuação de educadores na implantação das instituições de cultura, sempre que possível, para que possam fazer intervenções e análises a cerca da museografia a ser implementada.

     

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)