Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
milene chiovattoMembro
Em relaçao ao lugar da educação, acredito que ela deva estar inserida na plano museológico integral. Apenas assim deixariamos de ser um aglomerado de açoes dispersas, ou mesmo de programas que se desenvolvem na insituição. Creio que a prioridade é entendermos a educação como uma das funções do museu.
milene chiovattoMembroTb concordo que deveriamos não focar numa proposta educativa, como disse no outro post, este é o documento que deveria garantir que a educação dentro do museu não fosse programática, mas constitutiva. Pensando desta maneira, na Pinacoteca, quando da construçao do plano museológico, discutimos amplamente a inserção da educaçao na missao institucional e a partir daí iniciamos a redaçao da missão educativa. Acho que começar por compreendermos nossa missão dá instrumentos para conceituações mais amplas.
milene chiovattoMembroConcordo com Marília e este é um ponto fundamental da conceituação proposta pelo Plano: não acredito que aqui devamos ”
Fomentar ações educativas, a partir do conceito de patrimônio integral, voltadas para a promoção da cidadania e ação social;
e na gestão:
Fomentar, programar e garantir o desenvolvimento dos Programas Educativo-culturais nos Planos Museológicos para orientar o planejamento, a execução e a avaliação das ações educacionais oferecidas pelo museu;””
Acho que temos que garantir que a função educativa do museu esteja inclusa na missão institucional, afim de não construirmos um documento que apenas fomente ações e programas, mas sim um que professe que a educação é parte constitutiva do museu.
-
AutorPosts