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  • em resposta a: Planejamento Participativo #488
    Pnem
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    Muito interessante a discussão levantada pelo Ozias, pois chama atenção para a necessidade dos processos participativos no ciclo de políticas públicas.

    Como toda gestão governamental, o planejamento para setor educativo museal envolve questões técnicas fundamentais, as quais não se deve prescindir se pretendemos um trabalho efetivo e longevo. Entretanto, tais questões apenas fazem sentido se seus objetivos vão ao encontro das necessidades sociais.

    Neste sentindo, o Instituto Brasileiro de Museus propôs a abertura de um espaço para promover a reflexão e o diálogo a cerca de temas relevantes para o setor educativo dos museus.  Abrir para o debate, ouvir a sociedade, receber demandas e propostas é assumir uma postura política de se construir democraticamente políticas públicas.  O papel do Ibram neste processo é possibilitar o diálogo a fim de construir políticas públicas legitimas e efetivas, para tanto fora desenhado o “Programa Nacional de Educação em Museus”, cuja essência é a construção coletiva.

    O termo Programa foi adotado por uma questão bastante simples, a educação museal já está inserido em uma política cultural para o setor museológico, qual seja a Política Nacional de Museus. A PNM tem em suas bases uma multiplicidade de vozes e foi construída a muitas mãos tendo em vista as grandes questões do campo museal. Amplificando esta e outras experiências de construção participativa, o Ibram propôs a criação do PNEM como um programa institucional que pretende conhecer e incorporar as demandas sociais a fim de planejar ações na busca do fortalecimento do campo educativo museal.

    Temos um grande desafio pela frente, construir juntos um Programa inteiro voltado para a educação em museus!

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