Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
pedro.macdowellMembro
apenas para dar um panorama geral do que acontece relacionado à pesquisa aqui nos museus do ibram em paraty (arte sacra e forte defensor perpétuo), seguindo o relato do flávio, trago alguns exemplos.
nós temos uma dificuldade geográfica no estabelecimento de parcerias efetivas com universidades e instituições de pesquisa devido ao isolamento de paraty com relação aos grandes centros. além disso, temos encontrado muitas dificuldades para estruturar o setor educativo, devido à evasão dos servidores. no momento não temos nenhum técnico da área atuando aqui.
a pesquisa nas nossas unidades, portanto, está basicamente restrita à atuação dos próprios servidores, e relacionada às suas formações específicas, especialmente nas áreas de história e antropologia. temos trabalhado aqui, portanto, com pelo menos três frentes distintas de pesquisa (em maior ou menor nível de desenvolvimento, algumas ainda nem foram propriamente implantadas) que podem servir de exemplos para diferentes possibilidades de pesquisa em museus:
1. pesquisas relacionadas ao acervo material dos museus, com objetivos diversos: conservação, qualificação das exposições e das informações prestadas ao público, desenvolvimento de novas exposições, desenvolvimento de atividades e materiais educativos, possível elaboração de materiais para publicação, de natureza acadêmica ou não etc.
2. pesquisas relacionadas aos temas dos museus, desenvolvidas fora do espaço físico das instituições, com objetivos análogos aos enumerados acima, incluindo a formação de um acervo associado ao patrimônio imaterial. estas, por sua vez, têm se dividido em duas modalidades, às vezes coordenadas como etapas de um mesmo projeto:
2.1. pesquisas documentais – de natureza histórica e antropológica – realizadas em acervos e arquivos externos, muitas vezes em outras cidades;
2.2. pesquisas de campo realizadas junto às diversas comunidades locais, seguindo diferentes metodologias de acordo com os objetivos específicos;
3. pesquisas de público, que não vêm sendo realizadas de maneira sistemática por aqui.
todas essas atividades, sem dúvida, poderiam estar sendo muito enriquecidas pela consolidação de parcerias com instituições de pesquisa. em muitos casos, por outro lado, contamos com o apoio inestimável de outros parceiros para a realização de pesquisas: grupos comunitários, associações, órgãos públicos atuantes no município, entre outros.
pedro.macdowellMembrooi fernanda.
as possibilidades de pesquisa em museus são várias, certamente. mais do que isso, a pesquisa é uma das vocações fundamentais dos museus, e deve caminhar sempre junta ao trabalho educativo e cultural que essas instituições desempenham.
acho que um dos grandes potenciais dos museus relacionados à pesquisa é a capacidade (nem sempre atingida) destas instituições dialogarem com diferentes públicos. essa é uma das grandes dificuldades da academia de maneira geral, e os museus podem ser um lugar privilegiado para se pensar formas de aproximar diferentes saberes e linguagens. para isso é fundamental que os setores educativo e de pesquisa dos museus atuem juntos, em todas as etapas. nesse sentido, da especialização cada vez maior dos museus como instituições mediadoras entre diferentes públicos, saberes e linguagens, as pesquisas de público e não-público são muito importantes.
mas, se estamos lutando pelo reconhecimento dos museus como instituições de pesquisa (e se acreditamos na vocação dos museus para o desenvolvimento de pesquisas de excelência), a concepção de pesquisa em museus deve ir além das pesquisas de público. para isso o desenvolvimento de parcerias com instituições já reconhecidas, em especial as universidades, é certamente um caminho. temos muito a aprender com a experiência dessas instituições em pesquisa e formação de educadores e pesquisadores, assim como temos experiências e conhecimentos importantes para compartilhar com elas, além dos nossos acervos.
acho que bons interlocutores nessa discussão podem ser aquelas instituições que atuam simultaneamente como museus e como centros de excelência em pesquisa, como é o caso do museu nacional da quinta da boa vista, do museu paraense emilio goeldi, e de alguns museus universitários, entre outras.
-
AutorPosts