Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Rebeca BrandaoMembro
“Mediador” é um termo que abrange outros campos educacionais, não sendo o museu o único em que o/as educador/as vem ganhando esta “denominação” no processo educativo.
Gostei muito do que Jorge Ramos escreveu sobre o termo e creio que em todo processo educativo o que o sujeito faz com aquilo que se relaciona (no museu, na escola, na igreja, nas demais instituições e espaços de formação diversos) fica a seu próprio cargo. Quero dizer com isso que, além de propor uma relação dialógica nas visitas ao museu, o termo “mediação” tem não só a ver com a metodologia, mas com o objetivo que se tem ao propor uma relação com os saberes praticados em todos os processos educativos. Ou seja, dali o sujeito decide quais caminhos poderá enveredar para ampliar suas redes de conhecimentos – aquelas que ele próprio julgar necessário/interessante.
Os termos “visita guiada” ou “monitorada” parece ter mais a ver com uma proposta de produção de conhecimento fixa, pronta a partir do contato com as obras/o conhecimento desenvolvido no proc educativo. Ou seja: “é isso que esse conteúdo quer dizer – e nada mais”. Esse tipo de metodologia implica em delimitar os modos de expressão do conhecimento e, principalmente, a própria significação daquilo que fora desenvolvido – em diversos contextos (lembrando, mais uma vez, não só em museus). -
AutorPosts