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suzenalson da silva santos

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  • caro colega bom dia, primeiramente gostaria de agradecer pela oportunidade de você saber em despertar
    a importancia de outras ideias tambem que estão em discurssão nesse processo que acredito que seja um
    novo marco nessa empleitada dos museus no brasil, é um prazer retratar pensamentos e ideias nessa
    formação de um novo cenario da museologia social em nosso país, no topico ações educativas tento perpassar
    uma discurssão que perfaz em torno dos museus indigenas no ceará em especial ao meu ao qual sou coordenador
    do nucleo educativo do ponto de memória: museu indigena kanindé no estado do ceará, situado na aldeia sitio fernandes
    interior deste estado, que atraves de uma ação conjunta e comunitaria de ações educativas vem desenvolvendo um excelente
    trabalho na area de museologia social com ações educativas e pedagogicas dentro de um processo de construção de memoria e
    patrimonio cultural deste povo. e vem idealizando uma nova visão do que é e como deve ser um museu, sua missão e sua visão na
    formação do processo social da identidade indigena e brasileira, nessa pespectiva os museus indigenas traz uma visualização de uma
    ação conjunta e comunitara desenvolvendo caracteristicas proprias e formalizações onde a pratica da ação e da educação museal
    tenham uma forma comunitaria, onde o centro dessa visualização seja voltada ao desenvolvimento local, atraves da interpretação
    e fortalecimento do reconhecimento e da promoção do direito a memória e a história entre as comunidades, valorizando suas história
    e memórias principalmente o patrimonio material e imaterial. essa pespectiva é um trabalho que ao longo do tempo vem sendo realizado
    e desenvolvido pelo nucleo educativo do ponto de memória museu indigena kanindé e pelos museus indigenas e comunitarios
    do ceará, isso tem despertado uma curiosidade muito grande nesse trabalho de como fazer e realizar um trabalho de um museu voltado
    para a comunidade em fortalecimento da sua identidade e das culturas locais, desfazendo aquela ideologia de que museu é apenas um espaço
    fisico entre quatro paredes, museu nessa nova pespectiva de ação museologica no meu pensar e das ações que vem sendo realizadas é alem de
    linha pratica de conhecimento acima de tudo um espaço educacional transformador em uma nova visibilidade na museologia social.

    acredito ter contribuido nessa discurssão, é a partir de trocas dessas experiencias que certamente iremos construir um futuro para os nossos
    museus com ideologias mais humanitarias onde possam retratar mais as historias, valorizar as classes socias e acima de tudo a formação da
    verdadeira identidade do povo brasileiro.

    qualquer outras informações pode entrar no blog do museu: http://www.mkindio.blogspot.com / ou escolakaninde-indio.blospot.com.br
    ai estão retratados algumas ações educativas, pedagogicas e ações museologicas ao qual espelha a discurssão do topico e
    da experiencia.

    qual o tema que você colocou pra discurssão, mim fale um pouco tambem dessa iniciativa? vamos trocar mais ideias…. disponha…

    valeu um grande abraço

    suzenalson da silva santos
    coordenador do ponto de memória: museu indigena kanindé – ceará
    mkindio@gmail.com
    (85)86636412 / (85)91736659

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