PNEM

Fronteiras

Nome da Instituição: Centro de Documentação da II Guerra Mundial     

“Capitã Altamira Pereira Valadares”                                                       

Responsáveis pelo projeto: Alessandra Baltazar

Objetivo: Garantir e ampliar o acesso aos bens culturais, o projeto Fronteiras tem como objetivo geral fomentar um diálogo entre cultura, arte, memória e educação através de ações educativas que promovam a construção de conhecimento e o exercício da cidadania.

Período de realização: O projeto foi realizado a partir da Semana Nacional dos Museus em maio, mais precisamente a partir do dia 8, como parte das comemoracoes do Dia da Vitoria e concluido em novembro de 2011.

Públicos atingidos: O projeto e destinado aos alunos das escolas publicas e privadas do Ensino Fundamental e Médio,crianças e adultos de ensino infantil e pessoas com limitações sensoriais, físicas e mentais.

Descrição da ação: As ações educativas iniciam-se com uma pequena introdução à história da II Guerra Mundial e o papel dos pracinhas batataenses e da capitã Altamira, fundadora do Centro de Documentação, no front italiano. Em seguida, propõe-se a visita comentada à exposição de longa duração que apresenta um rico acervo de objetos e documentos relacionados aos pracinhas e às enfermeiras da FEB, uma série de fotografias e cartões postais antigos e outros objetos relacionados à II Guerra Mundial reunidos pela capitã Altamira ao longo de sua vida. As ações prosseguem de acordo com a faixa etária do público. Para crianças de idade entre 6 e 8 anos propõe-se um percurso lúdico de exploração e descoberta dos objetos das exposições de longa duração e temporária, através do jogo detetive e do quebra-cabeça. Essas atividades pretendem estimular a produção de conhecimento a partir da análise e interpretação dos significados culturais contidos nos objetos.

Para os demais participantes são destinadas as propostas de leitura espontânea e de atribuição de palavras às obras da exposição Fronteiras, com associações livres de ideias e imagens. Tais atividades possibilitam instaurar um laço entre palavras e imagens numa relação que gera reflexões e conversas compartilhadas sobre o processo de criação artística e o produto que dela resulta. A estratégia educativa adotada valoriza a subjetividade, faz com que o participante desenvolva a observação e o olhar crítico proporcionando novas perspectivas diante das obras e do tema expostos. Ao final dessa dinâmica, o público conhece os artistas e as cartas retiradas do livro Cartas do Front que inspiraram a elaboração do processo artístico.