Nome da Instituição: Museu do Ouro/Ibram
Responsáveis pelo projeto: Isabella Carvalho de Menezes
Objetivo: A oficina teve por objetivos expandir o conhecimento dos alunos sobre assuntos relacionados à cultura africana, colocar em prática a Lei 10.639/03 por meio da transversalidade da arte, trabalhar os preconceitos e o bulling na sala de aula, estimular a criatividade e a fixação do aprendizado.
Período de realização: A ação foi realizada no dia 22 de outubro de 2013, com duração de 03 horas. Professores que participaram da ação reproduziram em sala de aula a metodologia aprendida no museu e organizaram na escola uma exposição de mandalas africanas criadas pelos alunos.
Públicos atingidos: Professores e artesãos de Sabará.
Descrição da ação: A ação foi ministrada pelo figurinista e ilustrador, especialista e cultura afro-brasileira, Marcial Ávila. A partir de um pequeno círculo de papel, e utilizando tesoura e cola, o orientador estimulou os participantes a refletirem e desmistificarem a formação da cultura afro-brasileira, enquanto construíam suas mandalas. A metodologia repassada pelo artista pode ser utilizada em sala de aula, para o professor desenvolver diferentes temáticas junto aos alunos, a exemplo do trabalho realizado pela professora Lourdinha Reis, da E.E. Paula Rocha, junto aos seus alunos, a partir do tema “samba” (fotos).