PNEM

Programa “Arte Animal”

Nome da Instituição: Fundação Educacional de Criciúma mantenedora da       

 Universidade do Extremo Sul Catarinense

Responsáveis pelo projeto: Maria Julita Volpato Gomes

Objetivo: Promover a consciência ambiental por meio da integração entre arte e ciência, estimulando a sensibilidade artística, com a realização de exposições artísticas e culturais, fortalecendo o vínculo educativo entre as instituições de ensino de Criciúma e região.

Período de realização: Março a dezembro de cada ano. De acordo com o calendário letivo das escolas envolvidas.

Públicos atingidos: Infanto-juvenil

Descrição da ação: Metodologicamente o programa se desenvolve com a visita que as escolas comumente realizam todos os anos ao Museu de Zoologia. Após participarem das ações educativas relacionadas à visita, a escola pode optar por também fazer parte do programa “Arte Animal”.

Ao optar pelo programa a escola passa a ter um envolvimento com o museu que inclui oficinas e visitas, conjugadas com ações na escola que possuem a duração de aproximadamente oito meses. A principal virtude deste programa é que o museu se coloca como espaço integrador das artes e das ciências e como um fomentador da produção de conhecimento.

Ao trabalhar o tema escolhido com a escola, os estudantes concluem o projeto confeccionando obras artísticas alusivas ao tema que expressam o conhecimento produzido em torno do mesmo. Estas obras compõem uma mostra, intitulado Mostra Arte Animal, que fica aberta ao público do final de novembro até meados de dezembro de cada ano. Ressaltamos que os estudantes também produzem uma obra coletiva de entendimento sobre o tema que faz parte da mostra e que tem sido ao final de cada mostra, ofertado ao Museu de Zoologia para fazer parte da memória do programa.

O programa “Arte Animal” teve início em 2009 como um projeto piloto. Naquela ocasião o projeto fora proposto pelo Museu de Zoologia e o Colégio Marista de Criciúma se colocou como parceiro da iniciativa. Naquele ano fora escolhido como tema central animais marinhos. Em 2010, o foco foi nos animais da mata atlântica. Neste ano de 2011 foi escolhido para trabalhar no programa o tema animais em extinção, com foco nos animais da mata atlântica, um dos ecossistemas representativos da área geográfica do museu. O programa veio se aperfeiçoando a cada ano e deve ser ampliado para os próximos anos.

Para 2012, além da continuidade da parceira com o Colégio Marista, a proposta é ampliar o programa para outras escolas, tendo como meta o envolvimento de pelo menos uma escola pública no programa.