Nome da Instituição: Museu do Ouro/Ibram
Responsáveis pelo projeto: Isabella Carvalho de Menezes
Objetivo:O objetivo geral da ação foi fortalecer os vínculos entre educadores e alunos de Sabará e o Museu do Ouro, por meio da proposição e desenvolvimento de ações educativas. Os objetivos específicos foram: potencializar o uso do museu como fonte sensível do aprendizado da cultura; agregar conhecimentos sobre a obra e sua autora; provocar o gosto pela história e pela literatura; estimular a criatividade; desenvolver habilidades para a expressão artística; promover a memória do museu e do ciclo do ouro em Minas Gerais.
Período de realização: O projeto foi desenvolvido entre os meses de fevereiro e setembro de 2013.
Públicos atingidos: O público foi diversificado e complementar, incluindo desde crianças com defasagem de aprendizado a jovens já iniciados na arte de declamar poesias.
Descrição da ação: Cada educador participante do projeto escolheu um dos poemas pré-selecionados do livro “Romanceiro da Inconfidência” para trabalhar junto aos seus alunos, aplicando a metodologia de ensino mais adequada ao perfil do seu grupo. A formação incluiu conversas sobre a autora, o livro e os poemas, leitura e debate de livros complementares, exibição de documentários, visita ao Memorial Minas Gerais, em Belo Horizonte, para estudo da Inconfidência Mineira; visitas ao Museu do Ouro, para vivência do contexto em que viveram os conjurados do século XVIII; construção de dicionário de época, a partir do vocabulário utilizado no livro; oficinas de desenho; oficinas de voz e percussão; oficinas de declamação; criação artística de poemas, paródias, melodia e histórias; além dos ensaios para as apresentações. Na noite do sarau, a convidada do Museu da Inconfidência apresentou ao público a obra e a autora. Uma dupla de artistas, composta por uma contadora de histórias e um músico conduziu o sarau, amarrando e contextualizando a apresentação das crianças. Relacionando história, arte e literatura, o projeto promoveu o aprendizado e celebrou a memória de forma lúdica e criativa.
Para mais informações acesse:
http://museudoouro.wordpress.com/semana-de-museus/11osemana-de-museus/