PNEM

Janela do Professor

Nome da Instituição: Museu Imperial

Responsáveis pelo projeto: Regina Helena de Castro Resende

Carolina Moreira da Silva Knibel

Objetivo: Disponibilizar, virtualmente, subsídios para auxiliar os professores na compreensão do potencial educacional dos museus – notadamente do Museu Imperial – na preparação da visita e no seu aproveitamento pedagógico.

Período de realização: Em novembro de 2011, o material deste projeto foi lançado no portal do Museu Imperial.

Públicos atingidos: O projeto é destinado a professores dos diversos segmentos de ensino.

Descrição da ação: O espaço virtual da Janela do Professor foi criado pela equipe do Setor de Educação do Museu Imperial por acreditar na força e na importância dos professores como interlocutores para o trabalho educacional desenvolvido no Museu. Acreditamos que o êxito de toda e qualquer atividade educativa envolvendo o ambiente museal e a exploração de seu acervo pressupõe a participação efetiva dos educadores.

Dessa forma, convidamos os professores para atuarem como parceiros na tarefa de construção do conhecimento engendrada por seus alunos antes, durante e depois da visita ao Museu.

Neste convite, apresentamos subsídios para auxiliar na compreensão do potencial educacional dos museus e na preparação da visita, bem como sugestões para que a aprendizagem feita através do contato ou diálogo com os objetos do Museu seja uma experiência rica e estimulante.

Deixe um comentário