Museu Itinerante. “Bonds 45 Paul, Piratininga”

Nome da Instituição: Prefeitura Municipal de Vila Velha

Responsáveis pelo projeto: Carlos Francisco da Silva – Instituto Histórico de Vila Velha

Objetivo: O objetivo Projeto histórico de visitação.

Despertar o interesse de alunos do ensino fundamental de Vila Velha e Vitória pela estrada de ferro que ligou o Município de Vila Velha a Vitória durante anos, promovendo o reconhecimento da importância histórica de nossa cidade e desta estrada para o município e contribuindo para a sua valorização e para o incentivo da história do município sob uma perspectiva crítica e reflexiva.

Período de realização: A ação foi realizada no período de 12 de abril a 31 de agosto de 2013.

Públicos atingidos: Alunos do 4° ao 7° ano do ensino fundamental.

Descrição da ação: O projeto foi desenvolvido em três etapas: na primeira, que acontece na Sala de banner historia dos bondes do Museu Etnográfico e Casa da Memória de Vila Velha , os alunos e professores podem conhecer a história da estrada de ferro através de uma apresentação de banner contendo fotografias do acervo do Arquivo Histórico do Museu Etnográfico e Casa da Memória de Vila Velha sobre o assunto; em um segundo momento o grupo é levado ao Pátio por um motorneiro do Bonde devidamente uniformizado homenageando os motorneiros canela verde, onde todos passam a explorar os detalhes de funcionamento de um dos Bondes que trafegaram no centro do município de Vila Velha. Na última etapa do projeto, os alunos participam de um jogo de perguntas e respostas sobre as questões abordadas durante a atividade educativa.

Para participar do projeto, cada aluno recebe, gratuitamente, o primeiro número do Almanaque de vila velha, publicação elaborada especialmente para este projeto e que, além da história da estrada de ferro e de suas viagens, traz o contexto das estradas ferroviárias e incentivando seus leitores a fazerem várias descobertas e a refletirem sobre as questões que envolvem o trem como transporte e a própria história de nosso municipal.

Atendimento: Grupo de no máximo 25 alunos.