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Projeto Dom Ratão

Nome da Instituição: Museu Imperial

responsáveis pelo projeto: Regina Helena de Castro Resende

Objetivo: Introduzir as crianças da Educação Infantil ao 2º ano do ensino fundamental ao ambiente do Museu, através de uma experiência motivadora e preparatória à visita ao Museu Imperial.

Período de realização: Este projeto vem sendo aplicado no Museu desde 1983. A partir de 1999, começou a ser oferecido de forma permanente, de janeiro a dezembro.

Local de realização: A peça de teatro de fantoches é apresentada no ambiente de atividades do Setor de Educação do Museu e, após a peça, as crianças visitam o Museu.

Públicos atingidos: No ano de 2013, 653 alunos e professores da educação infantil ao 2º ano do ensino fundamental participaram do projeto.

Descrição da ação: Considerando que os alunos da Educação Infantil necessitam de uma experiência lúdica e dinâmica para melhor assimilarem novos conceitos e realidades, torna-se essencial a elaboração de um projeto que adote um recurso como a do teatro de fantoches, que envolve imenso caráter de ludicidade, para apresentar aos pequenos o modo de vida dos que viveram no século XIX, especialmente o da família imperial.

A peça para teatro de fantoches, apresentada por três educadores do Museu,conta a história de D. Ratão e sua família,que chegam a Petrópolis em uma liteira e parte m para conhecer o palácio do imperador Pedro II. Os cenários retratam alguns ambientes do palácio imperial  e o texto apresenta o contexto social do século XIX de forma lúdica e atraente.

Durante sua visita, os ratinhos vão descobrindo,por exemplo, que não existia luz elétrica naquela época,que tampouco havia banheiros ou cozinha dentro do palácio, e que existia a escravidão. Observam o tamanho das portas e janelas, a beleza do piso de mármore, os instrumentos musicais da casa, o quadro da família imperial, e se assustam ao verem dois berços adornados com dragões. Ao longo da história, D. Ratão ainda encontra a coroa, o cetro e o trono, e se torna D. Ratão I,para orgulho de suas duas filhas ratinhas.

No transcorrer da peça, que dura em torno de 25 minutos, as crianças são instigadas a participar das situações vivenciadas pelos personagens respondendo a perguntas ou dando opinião sobre as curiosidades da visita.

Após o teatro, em uma visita que dura aproximadamente 35 minutos, os educadores do Setor de Educação acompanham os alunos pelas dependências do Museu,onde todos são convidados a vivenciar as observações e emoções vividas pelos personagens da peça. Desta forma, o grupo é levado a uma apropriação afetiva e visual de algumas peças significativas do acervo e dos espaços do Museu.

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