Marilda Mena Barreto, Luciano Alfonso, Jacqueline frison.
-Articular as possibilidades de pesquisas através de bolsas nas universidades para as
pesquisas na área e através de convênios com instituições públicas e privadas.
-criar um plano de carreira para os profissionais da área para que sejam reconhecidos
como pesquisadores.
-que cada museu tenha um profissional que faça pesquisas sobre seu acervo e sobre
seu próprio fazer, e que essas sejam as pesquisas basilares para todas as outras.
-Que haja maior participação dos educadores junto a concepção da curadoria e da
gestão do museu.
-Discussão do conceito de museu como espaço físico, compreendido como além do
prédio em si.
-ampliar a articulação do museu através da gestão, com a sociedade ,trazendo
diferentes públicos propondo ações de trocas.
-investir na formação continuada dos profissionais da área.
-mapeamento do p[ublico e não –público.
-mapeamento das atividades do museu em termos educativos.
-estudo de público junto com um mediador da comunidade a qual
representa.(professores)
-estudo e discussão de atividades educativas junto aos professores representantes de
suas comunidades, visto que, conhecem seu público.