Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
19/02/2013 às 19:58 em resposta a: Fomentar por meio de ações educativas a autogestão da memória da comunidade #937Alcione Resin RistauMembro
Olá. Gostaria de fazer um relato sobre uma experiência bem legal com adolescentes que está sendo realizada já alguns anos aqui no Museu de Arte de Joinville. Este desinteresse é perceptível, entretanto desenvolvemos dois projetos voltados para o 9º ano do ensino fundamental (estudantes na faixa etária dos 14 / 15 anos). Em um dos projetos os estudantes vem participam de encontros semanais no museu com artistas e outras atividades de mediação e desenvolvimento de poéticas. A participação e envolvimento deles é realmente excelente. É preciso neste caso, fazer os projetos considerando as características deste público alvo.
Alcione Resin RistauMembroBom dia, muito pertinente o comentário da Isaura.
A importância dos estagiários nos museus é extremamente importante, entretanto são acadêmicos em processo de formação, sua estada nos espaços museais e de cultura, são para justamente ampliarem seu repertório, conhecerem as especificidades práticas e educativas ali realizadas, podem acompanhar os educadores… Os educadores de museus devem ser necessariamente profissionais com graduação completa, e que continuem seu processo formativo na pós-graduação em especializações, mestrados e assim por diante, além de participar de cursos, foruns, debates relativos à área.
Alcione Resin RistauMembroOlá, boa tarde.
Agradeço o comentário, e espero estar contribuindo. A minha preocupação em relação a este tópico, é em relação a sua abrangência, por exemplo no caso da arte e da produção contemporânea, é de que os Encontros também possam estar discutindo esta produção e suas relações com a história, memória, patrimônio… Claro que cada museu ou centro cultural tem suas especificidades, mas pensar também em relações e conexões com temáticas diversificadas são caminhos para estabelecer novas relações com a comunidade, no sentido amplo que estamos pensando.
Alcione Resin RistauMembroOlá, continuando a discussão sobre os Encontros e ainda sobre a a Proposição “Museus e Comunidade”, li hoje um artigo de Maria Isabel Leite e Amalhe Baesso Reddig na Revista Musas de 2007, que achei muito pertinente e diz o seguinte:
“Nesta direção, Maria Isabel Leite (2005, p. 37) sinaliza a importância de se compreender o espaço museal como ” um fórum, um espaço de encontro, um espaço de debate – um espaço em que as coisas se produzem, e não apenas o já produzido é comunidado”. Baseada em Chagas, a mesma autora afirma que ” os museus não apenas exercem o papel da guarda, mas têm vocação para investigar, documentar e comunicar-se (Leite, 2006, p. 75). Enfatiza ainda que os museus são “espaço de produção de conhecimento e oportunidades de lazer” e que “seus acervos e exposições favorecem a construção social da memória e a percepção crítica da sociedade” (Leite, 2006, p. 75).
Me recordo ainda, que em um Fórum Catarinense de Museus que ocorreu em Joinville – SC, um termo que foi utilizado para refletir sobre a ação dos museus em relação a comunidade seria como a de uma “antena”, propagadora de ações / proposições / discussões relativas ao patrimônio. E hoje, um termo que recentemente ouvi se relacionar com os museus, é a possibilidade de serem plataformas, e não mais ilhas…
Alcione Resin RistauMembroBoa tarde e um Feliz 2013.
Rafaela, agradeço seu comentário, muito pertinente. Encontrei um dado que me chamou muito a atenção em 2012. Ao ler a publicação do IBRAM “Museus em Números”, me deparei no item que trata dos Recursos Humanos, da quantidade de profissionais com formação em Pedagogia trabalhando nos museus brasileiros. Trabalho como educadora de museus, no Museu de Arte de Joinville – SC e em 2012, recebemos 4 acadêmicas de Pedagogia para realizar estágio de educação não-formal. E elas ficaram encantadas, primeiro porque não sabiam do potencial das ações educativas realizadas pelos museus, foi uma ótima experiência. As questões norteadoras para a questão da abrangência de profissionais para atuar na educação dos museus são realmente complexas.
Alcione Resin RistauMembroBoa tarde, um ótimo ano para todos.
A proposição que fiz em relação ao museu e a comunidade, foi no sentido de problematizar estas relações. Trabalho como educadora no Museu de Arte de Joinville, instituição esta que tem sede em uma casa histórica na cidade, assim como muitas instituições culturais e museais do Brasil. O fato é que não estamos em uma ilha, mas sim rodeados de diferentes agentes. Ou seja, são pesquisadores, artistas, críticos de arte, arquitetos, acadêmicos, estudantes, professores, turistas e mesmo os nossos vizinhos moradores da região. E além disso, a toda um rede social (hoje em dia muito fortemente pelo Facebook e pelo Blog do Museu) que muitas vezes extrapola nossas perspectivas do quanto o Museu é conhecido bem como suas ações. Neste sentido o tópico Encontros com a Comunidade é extremamente relevante, podendo ser ampliado para outras esferas além da História Regional ou local, talvez num enfoque voltado ao patrimônio cultural.
Alcione Resin RistauMembroBoa tarde.
Refletindo sobre este tópico, Encontro… Museus e Comunidade, me faz refletir principalmente sobre como a instituição museológica se vê em relação a comunidade ao seu redor e como é vista também… Quais são as condições ao seu entorno e dentro de sua própria estrutura que podem estreitar os laços com a comunidade que a cerca? E se pensarmos em comunidade global, estas questões se tornam maiores ainda…
Alcione Resin RistauMembroOlá. Tenho acompanhado as discussões desde a abertura da plataforma. Gostaria de contribuir com as discussões. Quando reflito sobre a proposta do tópico “Promover a abrangência de Profissionais” e levando em conta uma série de questões que envolvem a educação não-formal (que é caso de nossa atuação nos museus), dos diferentes públicos e especificidades de área de cada instituição museológica, considero de extrema relevância a formação de equipes multidisciplinares nos setores educativos, com profissionais de diferentes áreas: História, Artes, Letras, Pedagogia, Biologia.
-
AutorPosts